Outubro Rosa: Urussanga com horário especial para exames e ações diversas de conscientização

Chegou Outubro, e com ele a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma especial para o mês.

As Unidades de Saúde, estarão decoradas com as cores da campanha, marcada pelos tons de rosa. “Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber as mulheres urussanguenses. Além disso, estaremos indo com nossas equipes nos grupos de mães e da melhor idade, divulgando as ações de promoção e prevenção da saúde. Outro destaque será a divulgação do perfil epidemiológico e morbimortalidade de Urussanga com relação ao câncer de mama”, destaca a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Lilyan Barzan Pluceno.

Horário Especial de Atendimento

Para facilitar o acesso aos cuidados com a saúde da mulher, principalmente para aquelas que não podem comparecer aos serviços de saúde, em horário comercial, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), estarão atendendo em horário especial durante todo o mês de outubro.

• Nas segundas-feiras, das 17h às 20h, estarão atendendo as Unidades do Centro, Barro Preto, Bom Jesus, Bela Vista e Rio América.
  • Nas quartas-feiras, das 17h às 20h, atendem as Unidades de Santana, Estação, Nova Itália e Centro II.

“O horário estendido será reservado para a realização de exame clinico das mamas, coleta de preventivo de colo de útero, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos e também, atendimento odontológico. Sabemos que haverá uma grande procura, e para melhor organização de todos, pedimos para que as mulheres agendem os horários”, explica a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Lilyan Barzan Pluceno.

Ação na Praça

No dia 11 de outubro, terça-feira, a Praça Anita Garibaldi ganhará tons de rosa, com uma ação especialmente preparada para a conscientização da importância de prevenir o câncer de mama. Uma exposição super especial será realizada em homenagem às mulheres urussanguenses, que enfrentaram a doença. Mais detalhes, devem ser passados nos próximos dias. Acompanhe o Instagram e Facebook da Prefeitura de Urussanga e Secretaria de Saúde.

O Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa começa na última década do século 20, nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa (principal símbolo da campanha) foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Ele foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.

Na época, o país já promovia outros eventos isolados. O Outubro Rosa ganhou nome em 1997, quando as cidades Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, fomentaram uma série de ações pela conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama. Prédios públicos, teatros e outras construções são iluminadas pela cor rosa para que mais pessoas tomem conhecimento da questão.

No Brasil, inclusive, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o famoso Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002.