(FOTOS) Milhares de pessoas prestigiaram programação do XVII Ritorno alle Origini, em Urussanga

Nem os períodos de chuva registrados no final de semana impediram munícipes e visitantes de prestigiar as atrações do XVII Ritorno alle Origini, em Urussanga. A festa, que celebrou os 145 anos do município e promoveu o resgate da cultura italiana, teve início na manhã de sexta-feira, dia 26, e encerrou ontem, 28 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Milhares de pessoas de toda a região passaram pelo local.

Gastronomia, música, apresentações, exposições, desfile, tombo da polenta, skate, ciclismo e muita cultura marcaram a edição. “Ficamos muito felizes com a participação da população. Muitos adultos e crianças chegando ao parque vestidos com roupas típicas, participando, cantando, aproveitando a gastronomia e a energia incrível do evento, que com toda certeza, foi preparado com muito carinho. Milhares de pessoas celebraram com a gente, mesmo com a chuva, e isso é algo que nos deixa muito orgulhosos”, destaca o presidente da Comissão Central Organizadora, Everaldo Savi Mondo, o Dado.

Na sexta-feira, além de gastronomia, muito vinho e música, a missa rezada em italiano e o tombo da polenta marcaram a manhã. No período da tarde, atrações culturais, Baile da Melhor Idade e a premiação do Concorso Hedi Damian movimentaram o parque, em especial a Praça D’Itália. Para fechar a programação do dia, o show nacional com o Trio A Bella Itália, encantou o público que passou pelo palco principal.

No sábado de manhã, mesmo com a chuva, milhares de pessoas participaram e prestigiaram o Desfile Cultural na Praça Anita Garibaldi. Em alas, estudantes, famílias, entidades e associações, desfilaram encenando uma parte da história da colonização italiana. Encenações foram realizadas mostrando a fundação do município em 1878, na época chamado “Uruçanga”, a chegada dos primeiros imigrantes, os trabalhos e profissões desempenhados por eles ao longo dos anos, as primeiras famílias, a fé, o carvão, os novos urussanguenses vindos de todas as regiões do Brasil.

As olimpíadas rurais que seriam realizadas no sábado a tarde, foram transferidas devido a previsão do tempo, e a nova data deve ser divulgada em breve. A noite, o destaque ficou por conta do carisma e linda apresentação da banda Expresso Rural, em parceria com a Camerata Florianópolis.

O domingo iniciou com passeio ciclístico, promovido pelo grupo Urussanga Ciclismo, seguido de diversas atrações culturais no palco principal e Praça D’Itália. O encerramento ocorreu às 17h, com o show do Grupo Ragazzi Dei Monti. O campeonato Urussanga Skate Park também foi sucesso no final de semana, reunindo diversos atletas, música, arte e gastronomia.

“Agradecemos imensamente cada um que passou pelo evento, colaborou com as entidades e associações consumindo a gastronomia do evento. Cada um que prestigiou as atrações. Mas deixamos o nosso muito obrigada também, para todos os artistas e voluntários que se apresentaram e trabalharam em cada cantinho do Parque Municipal. Aos expositores, aos atletas e organizadores, gratidão. Parabéns a CCO pelo excelente trabalho à frente deste evento. Agora é hora de sentar, pontuar todo o sucesso, e o que pode ficar ainda melhor, para darmos início a organização do nosso próximo grande evento: a Festa do Vinho”, ressalta a Diretora de Turismo e Cultura, Renata Savi Mondo.

Confira as imagens registradas na sexta-feira, dia 26, pelas lentes de Ana Paula Nesi e Bruna Dias: CLIQUE AQUI!

Confira as imagens registradas no sábado, dia 27, pelas lentes de Ana Paula Nesi e Bruna Dias: CLIQUE AQUI!

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU