Defesa Civil de Urussanga participa de capacitação sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”

Uma capacitação realizada nesta segunda-feira (05), com o suporte técnico do ProFor Águas e ministrada pelo pesquisador Dr. Álvaro José Back, da Epagri, proporcionou aos membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e profissionais da região, conhecer mais sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”. Na oportunidade, membros da Defesa Civil Municipal de Urussanga, se fizeram presentes. A formação faz parte da programação da XVIII Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc.

O Coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Emerson Scrins, junto de Kelly Cristina Minotto e a Bruna da Fonseca, membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, estiveram no encontro que tratou de teoria e prática.

No período da manhã, a atenção foi voltada à parte teórica, com abordagem de temas como monitoramento de chuva e vazão, equipamentos utilizados para medição, métodos de medida, análise de dados e estimativa de valores extremos. A tarde, uma aula prática na estação telemétrica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Ermo, levou todos a campo para aprofundar o aprendizado.

“Foi um dia de muito aprendizado, de saber mais sobre a importância de ter sempre mapeadas as áreas de risco e fazer um monitoramento frequente. Falamos sobre limitações e possibilidades e pudemos conhecer a realidade de outras localidades também”, explica Scrins.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU – colaboração Francine Ferreira