Dia Mundial da Água: Prefeitura de Urussanga sensibiliza crianças sobre preservação e uso sustentável do recurso hídrico

Com o objetivo de conscientizar as crianças da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação e do uso responsável do recurso hídrico, no Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março, a prefeitura de Urussanga, promoveu uma ação conjunta entre o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Defesa Civil e a Diretoria de Meio Ambiente.

O evento, que aconteceu na Praça Anitta Garibaldi, teve como destaque a exibição de um vídeo instrutivo, abordando temas como técnicas de economia de água, o conceito de água virtual e a disponibilidade desse recurso essencial em nosso planeta. “O vídeo proporcionou uma visão abrangente sobre a relevância da água, incentivando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”, afirmou a Diretoria de Meio Ambiente, a bióloga,Kelly Cristina Minotto.

Durante o evento, os estudantes receberam um livrinho ilustrado explicativo, que narra a trajetória da água desde sua captação até chegar às residências, passando pelo tratamento realizado pelo SAMAE. O material também abordou o funcionamento do hidrômetro, instrumento essencial para monitorar o consumo mensal de água, e a importância da limpeza regular da caixa d’água, ressaltando a frequência necessária desse procedimento. Além disso, foram compartilhadas dicas práticas para economizar água em atividades cotidianas, como tomar banho, lavar roupa e irrigar o jardim, enfatizando a responsabilidade de cada indivíduo na preservação desse recurso precioso.

Para alcançar um público mais amplo, uma equipe realizou visitas às escolas locais, conduzindo conversas informais adaptadas à compreensão das crianças de 7 a 9 anos. “Essa abordagem mais lúdica e interativa permitiu transmitir conceitos importantes de forma acessível e envolvente. Além disso, incentivou a reflexão sobre o impacto das ações individuais no meio ambiente e na comunidade em geral”, destacou Kelly.