VALORIZAÇÃO DA CULTURA TRASMITIDA ENTRE GERAÇÕES É ALVO DE PROJETO ESCOLAR EM URUSSANGA

A tradição oral foi a principal forma de preservação da história e da cultura, em todo o mundo, por milênios. Para que ouviu muitas histórias contadas por muitos Nonos e Nonas, têm uma lembrança de como a vida foi difícil, ou fatos pitorescos envolvendo a família e a comunidade.

Esse é o espirito do concurso Hedi Damian, que chega na sua terceira edição. Nele são premiadas as lindas histórias sobre a nossa cultura italiana, reescritas pelos estudantes, de várias formas, através de textos, interpretações e criação cenográfica.

Participaram estudantes das escolas municipais Alda Brognoli Marcon, Rosalino De Nez, Rosalino Damiani, Ernesto César Mariot e Lydio de Brida, que realizaram uma grande exposição e foram premiados. Um evento que levou centenas de pessoas ao Ginásio Municipal e contou com a participação da comitiva que acompanhou o prefeito de Longarone, Roberto Padrin, em visita ao município.

“Nós temos orgulho da nossa descendência e reconhecemos o grande legado que recebemos de nossos antepassados. Acima de tudo, entendemos que valorizar a nossa cultura de origem imigratória é fazer com que nossas crianças entendam o quanto isso é base para a sua formação. Valoriza a nossa cultura não significa, apenas, alimentar o sentimento de quem já viveu isso, mas transmitir isso para quem estará aqui depois que não estivermos mais. Esse é o verdadeiro espírito de quem que perpetuar nossas tradições e nossa cultura”, destacou o prefeito Luís Gustavo Cancellier.

Para Secretária de Educação, Janea Possamai, o objetivo do concurso é, não só fazer o resgate das histórias que nos são contadas, mas dar contexto cultural a isso e informar às nossas crianças que essa é nossa identidade, enquanto grupo civilizatório. “Nossa identidade é muito mais uma questão de pertença e de estar inserido em um contexto sociocultural, do que fazer parte de um espaço comunitário. Por isso queremos fazer nossas crianças entenderem de onde vieram para que possam saber onde estão e onde querem chegar”, destacou a secretária.

Os estudantes premiados no III CONCORSO HEDI DAMIAN foram:

ESCOLA MUNICIPAL ALDA BRONOLI MARCON

– ALICE MOREIRA MAFIOLETTI

– GABRIEL ZOMER VERZA

– MARIA LAURA MARTINS BARZAN

– ISABELLE MATIOLA DOMINGOS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ERNESTO CÉSAR MARIOT:

– PIETRA FLOUZINO APOLINÁRIO

ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ROSALINO DE NEZ:

– EDUARDO RODRIGUES CERIANO

– JULIA BERNARDO SPADEL

– PABLO YAN DE MELLO RIBEIRO

– LAURA GONÇALVES MACHADO

– HELOISA BONETTI

ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ROSALINO DAMIANI:

– NICOLAS DE BONA BURATTO

– LAÍSA BENDO LIBERATO

ESCOLA MUNICIPAL LYDIO DE BRIDA:

– SILVIA CAMILA BRESCIANI

– ERIKA DIAS ZAMPRONIO

– VITÓRIA DE LORENZI CANCELLIER

– CARLOS EDUCARDO LUCIANAO ANTUNES

– ELOIZE FIGUEREDO

– NICOLAS ZAVARIZE

– TIFANY BONINI ROMAGNA

– GEAN LUCCA CESCONETTO COVRE

Os demais estudantes que participaram ganharam o certificado de participação.