22 de Março: Dia Mundial da Água

Neste dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais, a nossa maior riqueza: a água.

Em harmonia a esta importante data, nos últimos meses, o Samae de Urussanga está realizando diversas manutenções nas Estações de Tratamento de Água (ETA), fortalecendo assim, a importância de preservamos os mananciais, restauração das obras já existentes, dinamizando assim, os recursos públicos investidos nas últimas décadas no setor.  

Um exemplo de preservação de mananciais é o Rio Café, que abastece a Estação de Abastecimento de Água (ETA), Rubens Fontanela, localizado no bairro São Pedro. Inaugurado em 06 de março de 1999, o Sistema foi construído há mais de 20 anos para suprir a demanda de consumo de água no centro e no bairro São Pedro.

Atualmente atende cerca de 1.200 economias, com ligações residenciais, comerciais, industriais e públicas, nos bairros De Villa, Bairro Bom Jesus 1 e 2, Progresso 1 e 2, Dois Rios, Rio Barro Vermelho, Loteamento Romagna, Rio Carvalho, São Pedro, Bairro Nossa Senhora da Saúde, Área Industrial e Ribeirão da Areia.

O Samae preocupado com a crescente demanda no consumo de água, realizou nos últimos dias a limpeza, desassoreamento e ampliação da capacidade da represa do Rio Café.

Desta forma, essas obras irão garantir um maior volume de água bruta represada e consequentemente melhor qualidade da água a ser tratada, garantindo um abastecimento eficiente, dentro das normalidades técnicas, resultando uma maior qualidade de água aos consumidores.  

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)