Sinal de TV digital próximo de se tornar realidade em Urussanga

Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em breve, em Urussanga. O Governo Municipal está participando de um programa que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta. A antena está sendo instalada em um ponto da Estação de Tratamento de Água Central (ETA) do SAMAE, no bairro De Villa. A previsão é de que em abril de 2023 o sinal digital de TV aberta chegue aos domicílios urussanguenses.

Para participar do programa, o município teve que cumprir algumas exigências do Ministério das Comunicações (MCom), como manifestar interesse, indicar o local para construção da infraestrutura e assinar o Termo Jurídico de Adesão. As obras de infraestrutura já iniciaram e devem ser concluídas em breve, para que em seguida, os testes de radiofrequência possam ser realizados.

“A população se beneficiará e muito, com imagem e som de melhor qualidade, principalmente com mais acesso a programação local e informações sobre a região carbonífera”, destaca o Secretário de Desenvolvimento, João Batista Ribeiro. Outra melhoria que chega com a digitalização do sinal de TV são os sinais das TVs públicas, como Canal Brasil, Canal Saúde e TV Escola que tem uma programação rica e voltada para a promoção de cultura, informação e cidadania.

Todo o processo de instalação está sendo conduzido junto a Seja Digital, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. A organização atua em conjunto com o MCom, articulando a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais, às entidades de radiodifusão e instalando as estruturas e tecnologias necessárias para a transmissão do sinal de TV digital.

Na região da AMREC, além de Urussanga, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Orleans e Siderópolis também estão em processo de qualificação para receber sua estação de TV Digital.