Eles por Elas: palestra visa mobilizar homens no combate a violência contra a mulher

Com o intuito de conscientizar os homens sobre atitudes que contribuem para a perpetuação das formas de violência contra a mulher, a Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Secretaria de Assistência Social e CREAS, promove na próxima quarta-feira (31), uma palestra voltada ao público masculino. O evento acontece na Sociedade Recreativa Urussanga, a partir das 19 horas, e a entrada é gratuita. Quem ministrará a respeito do tema, é o advogado Clademir Manoel de Souza, o Peninha, que já atua na defesa dos direitos das mulheres, desde 2005.

“Sempre fizemos palestras para as mulheres. Mas este ano resolvemos abordar esse assunto, também com os homens. Hoje a maior parte da violência é do homem contra a mulher, então porque não conversar com eles sobre isso? Temos a violência física e psicológica dentro da casa das famílias. Precisamos alertar que o que acontece lá, reflete na vida dessas mulheres e também dos filhos”, explica a Secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira.

Quem também estará participando do evento é o delegado da Polícia Civil da Comarca de Urussanga, Antônio Márcio Campos Neves. “Quero trocar uma ideia. Contar um pouco da minha vivência, do que a gente entende sobre esse problema, as causas, soluções e riscos”, ressalta.

Agressões físicas, psicológicas e sexuais estão entre as mais praticadas. “Sabemos que dificilmente um homem violento vai estar lá para debater o tema, mas queremos falar com os outros homens, que convivem com esses homens violentos, que presenciam formas de violência contra a mulher, para que saibam identificar, que conheçam o que é possível fazer para tentar frear esses atos criminosos. Que eduquem seus filhos para não serem agressores e ajudem as mulheres na luta pelo fim da violência”, completa Izolete. 

Palestra para a Rede de Proteção

Na última quarta-feira (24), ainda na Campanha Nacional Agosto Lilás de Combate à Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Assistência Social e CREAS de Urussanga, ofereceram à população, uma palestra com o tema “Violência Sexual e Conduta Profissional”. Ministrada pela especialista Fabiana Bertier, os assuntos foram voltados, de maneira especial, para toda rede de proteção da criança e do adolescente.

“Representantes de toda rede de proteção estiveram envolvidos. São essas pessoas que poderão, no dia a dia, identificar uma possível situação de violência e saber a melhor forma de agir e auxiliar essa vítima. Aprender a interpretar os sinais, atender os pedidos de ajuda, é de extrema importância nos dias atuais”, destaca a Secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU