“Avaliação no Ensino Fundamental” é tema de capacitação para professores em Urussanga

“A sociedade muda rapidamente e a educação precisa se adequar às mudanças que a sociedade vem trazendo”, destacou a pedagoga e Mestre em Educação, Adriana de Freitas, durante especialização oferecida na manhã desta terça-feira (11), para professores, monitores e segundos professores da Rede Municipal de Educação de Urussanga. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, reuniu dezenas de profissionais do Ensino Fundamental, para falar sobre os métodos de avaliação.

“Quando se discute a avaliação, se discute todo o conjunto da escola. Quando abordamos a avaliação da aprendizagem, nós vamos pensar em metodologia de ensino, propostas pedagógicas. A avaliação precisa dar elementos para o professor conhecer como está o processo de aprendizagem do aluno para fazer as devidas intervenções para qualificar esse processo. É uma temática que continuamente precisamos abordar”, afirma a Mestre.

Adriana lembra ainda, que no passado, a avaliação era excludente e selecionava uma escola que tinha um modelo único de ensinar e de avaliar. “Quem não se adaptasse era excluído. Hoje trabalhamos em uma perspectiva de inclusão de todos. Então a avaliação serve para que o professor conheça a realidade de cada aluno, faça todos os ajustes necessários junto à equipe pedagógica e a gestão, para poder incluir esse aluno no processo e qualificar a educação”, explica a profissional.

Segundo a Secretária de Educação de Urussanga, Janea Possamai, proporcionar aprendizados e debates é um dos pilares da secretaria, para que os profissionais continuem em frequente evolução. “Cada capacitação que promovemos, traz para a roda de debate, novas experiências, ações e ideias, que contribuem para a formação profissional, mas principalmente para continuar aumentando a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, finaliza.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU