DEFESA CIVIL ECAMINHA DADOS PARA CAIXA LIBERAR FGTS EM URUSSANGA

A equipe da Defesa Civil de Urussanga já concluiu os levantamentos para informar à Caixa Econômica Federal quais as regiões do município em que houve danos causados pelas chuvas. O trabalho é feito com parceria das Secretarias de Obras, Saúde e Assistência Social e objetiva a liberação do saque do FGTS para as famílias dos trabalhadores que foram atingidos.

Neste caso, segundo a Defesa Civil, só poderão sacar o Fundo de Garantia aqueles trabalhadores que possuem saldo em conta vinculada de FGTS, que tiveram a residência danificada/destruída pelo desastre natural reconhecido por meio de portaria do Governo Federal, e que não realizaram saque por este motivo nos últimos 12 meses.

“Há critérios para que o trabalhador tenha acesso ao saque. Ele não pode estar inscrito no programa de saque aniversário, nem pode ter sido beneficiado pelo saque, por conta de desastres naturais, nos últimos 12 meses”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Robson Miranda.

Desde o início dos problemas causados pelo grande volume de chuvas a equipe da Defesa Civil tem trabalhador em tempo integral no atendimento das famílias, ações de mitigação e levantamento de dados para que o município possa receber recursos federais que ajude a reconstruir o que foi estragado pelas chuvas.

ETAPAS CUMPRIDAS

Após o primeiro atendimento, o cadastramento das famílias atingidas e das informações para o reconhecimento de situação de emergência, a Defesa Civil alcançou a condição de permitir que as famílias que tiverem direito, possam solicitar o saque do FGTS.

“Trabalhamos com intensidade, para além dos dias em que as chuvas caíram. Foram várias horas dedicadas às visitas de avaliação, distribuição de assistência humanitária e levantamento de todas asa informações para que recursos possam ser liberados para recuperar o que foi destruído. Agora as pessoas devem procurar a Agência da Caixa Econômica e buscar saber como e se têm direito ao saque”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Urussanga.