Aula inaugural do PROA reúne autoridades, alunos e familiares, em Urussanga

A noite desta quarta-feira (17), foi especial para 30 estudantes e seus familiares, que puderam prestigiar a aula inaugural do Programa Protetor Ambiental (PROA), em Urussanga. Com uma palestra, ministrada pela coordenadora do Museu de Zoologia da UNESC, professora e Mestre Morgana Cirimbelli Gaidzinsk, os presentes puderam conhecer mais sobre Educação Ambiental e as perspectivas futuras.

O projeto é promovido pela Polícia Militar Ambiental de Maracajá, e está sendo realizado pela primeira vez no município, em uma parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Diretoria do Meio Ambiente (DMA). O evento foi realizado no Ginásio da Escola Municipal Lydio de Brida.

“A importância desse projeto de educação ambiental é conscientizar os nossos adolescentes para que eles sejam multiplicadores da proteção ao meio ambiente. A gente trabalha com eles, pois essa é a idade que ainda está sendo alimentada a ideia de proteger a natureza. Eles são um pouco mais críticos que as crianças menores e já conseguem compreender e colocar em prática o que a gente vai ensinar. Então eles vão conseguir realmente propor ações e tomar iniciativas que motivem os demais, sendo realmente exemplos na comunidade”, destaca a comandante do 2º Pelotão da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Tenente Brianna.

As demais aulas serão aplicadas no contra turno escolar, no período vespertino e contarão com aulas teóricas e práticas uma vez por semana, totalizando uma carga horária de 180 horas. O objetivo é capacitar os estudantes para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente, através de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação e integração social.

“É gratificante poder preparar nossos estudantes para serem agentes na conscientização e preservação do meio ambiente. Com eles, alcançaremos as famílias e as comunidades e multiplicaremos boas ações. Parabéns a Polícia Ambiental pelo projeto e pela oportunidade de parceria neste programa que já é um sucesso”, declarou a Secretária de Educação, Janea Possamai.