Abertura do projeto “Conhecer para Pertencer” ocorre na próxima terça-feira, com palestras, em Urussanga

Em seu segundo ano, o projeto “Conhecer para Pertencer” traz como tema os 145 anos da Imigração Italiana em Urussanga. Promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, a iniciativa visa a valorização do patrimônio histórico-cultural do município.

Para marcar a abertura da edição 2023, uma noite de cultura e conhecimento está sendo preparada. Será na próxima terça-feira, 18 de abril, na Sociedade Recreativa Urussanga. Com início às 19h, o evento é gratuito e aberto a toda população.

As palestras escolhidas para a abertura do projeto foram: “Urussanga, fruto de um fenômeno migratório” , ministrada pelo Arquiteto Urbanista, professor e pesquisador da História e Cultura italiana do Estado de Santa Catarina, Névton Vicente Rech Bortolotto; e “Indicação Geográfica Vales da Uva Goethe – importância para o território, cultura e saber fazer”, ministrada pelo Eng. Agrônomo, Mestre em Ciência de Alimentos (UFSC), especialidade em Indicações Geográficas, Rogério Ern.

“São duas palestras que abordam temas extremamente relevantes, já que nós, como líderes da educação, temos o dever de colaborar para a manutenção da nossa história e cultura. Convidamos em especial, todos os professores que atuarão diretamente com o projeto em sala de aula para participar deste evento de abertura, mas também destacamos a importância das palestras para membros do turismo, cultura e vitivinicultura urussanguense”, destaca a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Projeto nas Escolas

O projeto “Conhecer para Pertencer – 145 anos da Imigração Italiana” será trabalhado, posteriormente, em todas as escolas do município, incluindo as unidades estaduais, particular e APAE, com o objetivo de promover situações de aprendizagem multidisciplinares que valorizem a identidade histórico-cultural de Urussanga.

“Com isso, os estudantes podem ampliar a percepção ítalo-cultural e preservar a memória e a história do nosso município. Quando a população conhece a cultura local, se torna mais fácil se sentir realmente pertencente à ela”, explica a secretária de educação, Janea Possamai.