PREFEITURA INICIA AÇÕES NO CONJUNTO HABITACIONAL BOM JESUS II

Depois de uma reunião entre Defesa Civil, Secretários municipais e SAMAE, com moradores do Conjunto Habitacional Bom Jesus II, no Bairro Bom Jesus, a Prefeitura de Urussanga já iniciou ações de limpeza, desobstrução e conserto de tampas de bocas de lobo quebradas, além de reparos no sistema de drenagem. Tudo isso após os alagamentos causados pelo grande volume de chuvas ocorrido no início do mês.

A Defesa Civil, junto com o departamento do meio ambiente vão solicitar para os órgãos estaduais apoio e medidas que objetivem a drenagem do Rio Urussanga que passa atrás do conjunto habitacional.

O SAMAE informou que já fez a aquisição e aguarda a chegada dos equipamentos que queimaram na estação de tratamento do esgoto que existe no Bom Jesus II. Os motores e equipamentos queimaram por conta de muitos materiais sólidos despejados pela rede coletora que obstruiu a canalização, causando problemas nos equipamentos.

“Em 60 dias devemos ter o equipamento aqui para a instalação e reativação do sistema, mas já estamos realizando coleta do esgoto domiciliar através de caminhões tanque, duas vezes por semana, para minimizar os impactos da inativação do sistema de tratamento”, destacou o Diretor do SAMAE, André Possamai.

CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

É fato que a má utilização do sistema de tratamento de esgoto, como um todo, é causa das dificuldades enfrentadas pela comunidade. Não são todos, por certo, mas uma parcela que não pratica hábitos adequados, acaba causando um problema coletivo.

Um material sólido (seja uma frauda descartável, um absorvente feminino, papel higiênico, ou qualquer outro objeto sólido, causa o entupimento dos canos, forçando o trabalho dos motores, que acabem trabalhando em sobrecarga e queimando. Por isso a conscientização das pessoas em ter um comportamento ambiental adequado é fundamental para que os instrumentos e serviços disponibilizados tenham uma solução de continuidade maior.