URUSSANGA FORMA 1ª TURMA DO PROJETO: PROTETORES AMBIENTAIS

Na noite desta quarta-feira (06/12) acontece, no Ginásio de Esportes Municipal de Esportes, de Urussanga, a formatura da primeira turma do PROA – Protetores Ambientais -, projeto desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina. Ao todo são 26 adolescentes de Urussanga que estão concluindo o curso e recebendo seus certificados..

Os alunos foram selecionados através de um teste aplicado por integrantes da PMA, conforme inscrição do próprio adolescente com autorização dos pais. Tal teste é composto de questões objetivas relacionadas à temática ambiental, fauna, flora, recursos hídricos e outras problemáticas ambientais. A classificação dos alunos se dá pela maior nota nas questões objetivas, porém o rendimento escolar anual fica como critério de desempate. Os alunos selecionados comporão então uma turma de 30 futuros Protetores Ambientais.

Os Protetores Ambientais realizam saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

Todas as atividades do projeto contaram com a devida autorização dos pais ou responsáveis do Protetor Ambiental, que assinaram um termo de acordo, no qual ficaram estabelecidas as disciplinas, os horários das aulas, as atividades propostas na formação e as condições de participação, tais como o bom desempenho escolar, a uniformização e a concordância dos pais, sob pena de desligamento automático do Programa.  O Projeto é regido pelo Regulamento do Curso de Formação do Protetor Ambiental, que faz uma descrição do passo-a-passo das atividades e sua realização.

O PROA visa disseminar conhecimentos sobre fatores bióticos e abióticos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e coordenadas por policiais militares da PMA.

As disciplinas ministradas no PROA são:

Breve histórico da Polícia Militar;

Cidadania;

Ecologia;

Gestão de Flora;

Gestão de Fauna;

Gestão de Resíduos;

Gestão de Recursos Hídricos;

Unidades de Conservação; e

Legislação que envolve toda essa problemática.