Marca Turística de Urussanga

Ontem (11/08), o Governo Municipal de Urussanga, juntamente com as Diretorias de Turismo e Cultura e Governança de Turismo, apresentaram à imprensa a nova marca, para alavancar o turismo de Urussanga.  

 

Realizada em parceria com o Sebrae/SC, a marca turística de Urussanga faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para alavancar o setor de turismo. Esta nova identidade visual tem o intuito de fortalecer os seus pontos fortes de Urussanga, tornando referência nacional na cultura italiana e assim atrair novos turistas, movimentando a economia da cidade e desenvolvendo ainda mais todos os setores da cidade, principalmente o gastronômico.   

 

A consultora do Sebrae/SC, Graziella Carrara, também antecipa que os pontos fortes destacados no projeto são a produção dos bons vinhos, além da cultura e identidade italiana.

 No processo de construção da marca a pesquisa demonstrou que Urussanga, além de Capital Catarinense do bom vinho e berço da Indicação Geográfica da Uva Goethe, possui o conjunto arquitetônico de referência da imigração italiana mais íntegro e mais representativo do Estado de Santa Catarina: são 18 edificações tombadas na zona urbana central e outras 6 edificações na zona rural.

 

Destacamos também a forte presença da religiosidade, da gastronomia e das festividades locais como ativos que reafirmam a cultura e identidade italianas. Além desses ativos, identificamos as águas dos rios que conformam a cidade, como elemento natural, que torna o território único.

 

Outro ponto identificado pela pesquisa e atribuído ao povo de Urussanga: a hospitalidade. “Aqui o turista se sente em casa. Sente-se acolhido”, enfatiza Graziella Carrara.   

 

Para representar graficamente o que foi exposto até aqui, partimos da taça do vinho. Ativo já consagrado pelo título de Capital Catarinense do Bom Vinho e pela IG da Uva Goethe.

4 Elementos

  • A taça acolhe as águas dos rios que conformam a cidade.
  • O sobrado Nichele (1907) e a casa de Ivanir Cancellier (1899) representam a história e o legado italiano valorizado.
  • A igreja matriz Nossa Senhora da Conceição (1923) localizada no ponto mais alto da praça Anita Garibaldi.
  • Campanário (1923) que marca o tempo dos habitantes de Urussanga.

 

Assim, essa marca pretende identificar e diferenciar o município, impulsionando o turismo, os investimentos e as exportações, bem como reforçar o sentimento de pertencimento à coletividade e orgulho do seu povo por meio das mais variadas expressões. 

 

O desafio agora prevê a implementação da marca pelo grupo gestor, formado de representantes da iniciativa pública e privada, com: 

1. A construção de um portal de turismo e da sinalização urbana para melhor informar quem mora e visita à cidade;

2. A implementação do selo Produzido em Urussanga nos produtos locais;

3. A ampliação, diversificação e manutenção dos atrativos turísticos, a fim de manter o turista na cidade por mais tempo;

4. O reforço no calendário de eventos para ganhar atratividade o ano inteiro – sendo o que primeiro já está marcado: o Festival Gastronômico, “Benedetta Cucina” acontecerá entre os dias 30 de outubro a 5 de novembro de 2021.