60 anos: Urussanga relembra tragédia do Vajont com programação especial

Devido aos laços de amizade firmados com Longarone (Itália), através do Gemellaggio, Urussanga relembra os 60 anos da Tragédia do Vajont. Em especial forma de carinho, todos os anos o município se solidariza com os irmãos italianos oriundos daquela região.

A tragédia

Na noite de 9 de outubro de 1963, às 22h39min, um enorme deslizamento de terra, proveniente do monte Toc, provocou uma gigantesca onda que transpôs a represa do Vajont (com seus 260m de altura), ocasionando o desastre.

Foram aproximadamente 260 milhões de metros cúbicos de rocha que desabaram dentro do reservatório da represa, provocando uma colossal onda que, passando por cima da represa sem destruí-la, produziu enorme pressão devastando tudo pela frente até atingir, principalmente, a cidade de Longarone provocando 1.910 mortes, sendo 487 crianças com faixa etária de 0 a 15 anos, segundo os dados oficiais.

Longarone – Itália foi devastada mudando a história daquele país e, também, de seus descendentes aqui no Brasil.

Mortos na tragédia do Vajont: Relação de alguns sobrenomes com famílias tradicionais urussanguenses

• Bettiol;
  • Bona;
  • Bratti;
  • Cechinel;
  • Damian;
  • De Pellegrin;
  • Fabro;
  • Fontanella;
  • Giordani;
  • Manarin;
  • Mariot;
  • Mazzucco;
  • Pilotto;
  • Piva;
  • Possamai;
  • Rossetti;
  • Sachett;
  • Talamini;
  • Zatta;

A programação

A Prefeitura Municipal de Urussanga juntamente com a Associação Amigos de Longarone, elaboraram uma programação especial para relembrar a data objetivando o envolvimento de vários segmentos do município e que contará com a participação de toda comunidade urussanguense. O Poder Executivo baixará um Decreto definindo luto oficial neste dia.

09 de outubro (segunda-feira)

• 08h30 – No Paço Municipal – Solenidade de hasteamento das bandeiras com execução dos hinos do Brasil, Itália e do município;
  • 17h15 – Translado de uma Corbélia pelas forças de segurança com depósito no monumento ao imigrante na Praça Anita Garibaldi;
  • 17h39 – Dobrar dos sinos em todas as igrejas das comunidades do município;
  • 18h30 – Missa em italiano na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição transmitida pela Rádio Marconi;

10 de outubro (terça-feira)

• 19h – Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores.

Texto de Karoline Mariot – Associação Amigos de Longarone