URUSSANGA HOMENAGEIA VÍTIMAS NOS 60º ANIVERSÁRIO DO DESASTRE DE VAJONT

Urussanga – A próxima semana será marcada por atos públicos oficiais que relembram o acidente na barragem de Vajont, no Mot Toc, em Longarone, Itália, região de onde vieram grande parte dos imigrantes italianos que fundaram “nostra benedetta”. A programação no dia 09 prevê bandeiras em meio mastro no paço municipal e homenagem na praça municipal.

As homenagens celebram o gemellaggio, pacto de irmandade que foi firmado a 31 anos entre Urussanga e Longarone. As duas comunidades estão culturalmente ligadas pelos laços da imigração e por manter essa rica cultura ainda viva, compartilham suas experiências socioculturais e econômicas.

A Cônsul Italiana, em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, estará em Urussanga para participar de uma missa que acontece no final do dia.

Na terça-feira, dia 10 de outubro, estará na Câmara de Vereadores o Alpino Franco Gentili, que foi socorrista no desastre de Vajont, hoje residente em Florianópolis. Ele vem relatar o que viu no fatídico dia 09 de outubro de 1963.

O DESASTRE

Na noite de 9 de outubro de 1963, às 22h39, ocorreu um evento devastador em Longarone, no norte da Itália. Nesse momento, aproximadamente 200 milhões de metros cúbicos de rochas e terra desabaram abruptamente do Monte Toc, precipitando-se no lago artificial da representação de Vajont. Essa tragédia abalou o mundo e foi o resultado de uma falha em uma das maiores entregas da engenharia mundial.

A penetração do monte provocou uma onda colossal, com mais de 200 metros de altura, algo que não havia sido previsto pela equipe técnica responsável pela represa. Devido à crença de que não existia risco iminente, a população que residia abaixo do local do desastre não recebeu qualquer alerta naquela noite aparentemente comum. O que se sucede a seguir é verdadeiramente assustador: uma parte significativa de Longarone, com suas edificações e aproximadamente dois mil habitantes, foi varrida pela força das águas, transformando-se em uma montanha de destroços.

Essa tragédia foi resultado de erros humanos que culminaram em um desfecho trágico para aquela região, cujas cicatrizes perduraram até os dias de hoje. Foi um evento que havia sido anunciado pela natureza, mas que foi subestimado pelos técnicos da época, resultando em uma das maiores catástrofes já registradas.

PROGRAMAÇÃO

8h30min: Hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Longarone e Urussanga, à meio mastro, no Paço Municipal;

17:00 Horas: Carreata, com participação das viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, levando uma coroa de Corbélias, saindo da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, no Bairro Estação, passando por bairros e comunidades até à praça Anita Garibaldi;

17h20min: Chegada da carreata à Praça Anita Garibaldi, em frente ao Chafariz e o monumento ao imigrante;

17h39min: Toque de silêncio, executado por Henrique Trombim, na Praça Anita Garibaldi;

17h39min: Será depositada, pelo prefeito municipal, Luís Gustavo Cancellier, a coroa de corbélias no monumento ao imigrante, relembrando o início do acidente de 1963;

17h39min: Os sinos de todas as igrejas de todas as comunidades serão dobrados para mostrar o sentimento de luto e perda que afeta os corações nos dois lados do mundo.

18h30min: Missa na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, rezada pelo Pároco Giliard Cesconetto Gava, em italiano, e com a presença do prefeito Luís Gustavo Cancellier e da Cônsul Italiana, em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti. Em caso de chuva o evento será adiado.