PREFEITURA DE URUSSANGA OFERECE TRANSPORTE PARA DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMOSC

Dia 28 de março, a Prefeitura de Urussanga ofertará um transporte gratuito para doares de sangue até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) localizado em Criciúma. O transporte parte às 13h da Secretaria Municipal de Saúde (R. Barão do Rio Branco, 140 – Centro), com objetivo de incentivar a doação de sangue e auxiliar o banco do Hemosc.

Os interessados em doar sangue podem agendar a ida pelo telefone (48) 3465-1254, WhatsApp (48) 99911-3903 ou diretamente na Secretaria de Saúde. É preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Confira algumas restrições para doação de sangue:

• Passou por cirurgia recentemente;
  • Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
  • Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
  • Fez endoscopia nos últimos 6 meses;
  • Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;
  • Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
  • Teve hepatite viral após 11 anos de idade;
  • Estiver grávida ou amamentando;
  • Usa determinados medicamentos/drogas;
  • Teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
  • Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.