Defesa Civil orienta que doações devem ser organizadas, selecionadas e registradas

Doações que chegam sem procedência e documentação estão encontrando dificuldades para entrega

Urussanga – Na última quinta-feira, 9 de maio, a Defesa Civil, em colaboração com voluntários e a Rádio Marconi, realizou a entrega de 32 toneladas de donativos em Gravataí, referente a campanha “Chuva de Solidariedade”, promovida pela emissora. A iniciativa revelou um desafio comum: a dificuldade na entrega de doações desprovidas de procedência e documentação adequadas.

Robson Miranda, coordenador da Defesa Civil de Urussanga, destaca a necessidade de um processo organizado para as doações. “É fundamental selecionar os itens, organizar o transporte, garantir a documentação que comprove a origem dos produtos e planejar a logística de entrega”, explica Miranda. Ele também recomenda que interessados em promover campanhas de doação busquem orientação prévia com a Defesa Civil.

A segurança durante o transporte das doações é outra preocupação citada por Miranda, especialmente diante dos recentes casos de assaltos e desvios de carga no estado vizinho. “Por precaução, a doação de Urussanga foi escoltada pela Polícia Civil local. Há riscos significativos associados à entrega de donativos sem um destino previamente definido”, alerta o coordenador.

Atualmente, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que ainda não estão recebendo doações de móveis, eletrodomésticos e roupas. A prioridade agora é o recebimento de kits de emergência, que incluem materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e alimentos, além de ração para animais.

Bruna Fonseca, representante da Defesa Civil de Urussanga que esteve em Gravataí, descreveu o cenário local como devastador. “A visão de helicópteros e sirenes, além do semblante abatido das pessoas, compõem um cenário de grande impacto”, relata Fonseca.

A eficiência na entrega das doações de Urussanga, segundo Miranda, deveu-se à organização prévia e à definição clara do destino dos itens, facilitando o trabalho dos voluntários e a distribuição imediata dos donativos.

Em reconhecimento ao esforço coletivo, a equipe expressa sua gratidão à população de Urussanga e aos envolvidos na campanha da Rádio Marconi, cuja solidariedade transpôs barreiras e proporcionou alívio a muitos em necessidade.