Setembro Amarelo: saúde de Urussanga promove ações de orientação e capacitação

Neste mês dedicado a prevenção do suicídio, através da campanha nacional Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga, através da Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Atenção Primária em Saúde, estão realizando diversas ações voltadas ao tema.

No dia 8 de setembro, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), passaram por uma tarde de educação permanente, onde o tema “prevenção de suicídios” foi debatido de maneira a orientar sobre as ações de abordagem cotidianas por parte das profissionais. 

No dia 12 de setembro, foi a vez dos técnicos em enfermagem passarem pelo processo de aprendizagem. “Quando falamos em prevenção de suicídio, falamos também em capacitar nossos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no atendimento a população, para que saibam identificar o risco e a melhor maneira de abordar o tema. Quanto mais capacitados estiverem nossos profissionais, melhores serão os resultados, não só em setembro, mas em todos os dias do ano”, explica a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

Outra ação das equipes de saúde, que merecem destaque, são as visitas que as ACS estão realizando nos clubes de mães e idosos do município. “Elas levam informação e orientação que podem mudar a história de sofredores psíquicos. Lembrando que o ACS é o elo entre a família e comunidade com os serviços de saúde. São elas que conhecem a dinâmica familiar e podem detectar alterações significantes no comportamento de cada indivíduo”, afirma a Secretária.

As ações voltadas ao tema, devem continuar até o final do mês. Uma das programações já definidas, é uma tarde de Educação Permanente a respeito da prevenção de suicídios com médicos e enfermeiros, que será realizada no dia 22 de setembro, em local e horário ainda a ser definido. “Continuaremos capacitando cada vez mais nossos profissionais, para garantir um atendimento cada vez melhor e eficiente a toda população”, finaliza Ingrid. 

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU