Famu: 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente

Com a temática “Nosso lixo de cada dia” a Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU), em parceria Secretaria Municipal de Educação, traz essa temática para este ano, alusivo a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.  

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância de preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Este ano, a FAMU irá realizar no decorrer da semana que vem, ações como palestras e oficinas, focando os alunos 5ª ano, para algumas escolas da rede municipal escolar.

 

Será abordado o impacto do descarte inadequado do lixo, a classificação dos resíduos sólidos, tempo de decomposição no meio ambiente e as formas de tratamento dos resíduos sólidos.

 

Na temática das oficinas, será abordado práticas educativas nas escolas, ensinando os alunos como fazer a técnica da compostagem em suas casas, com o uso de materiais (garrafas plásticas), fomentando assim, a reciclagem domiciliar, através desta técnica.

 

A compostagem é um processo biológico, natural, de degradação e transformação da matéria orgânica bruta, em compostos estáveis (elementares) ricos em nutrientes que serão aproveitados pela natureza. São realizados por microorganismos, principalmente fungos e bactérias, gerando um excelente condicionador das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

 

Escolas participantes:

07/06 Segunda-feira – CEP Lydio de Brida (08h30 e 13h30)

10/06 Quinta-feira – Escola Alda Brognoli Marcon (08h30 e 13h30)

11/06 Sexta-feira – Escola Ernesto César Mariot (08h30)