Urussanga realiza VIII Conferência Municipal de Saúde na próxima quarta-feira

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, estará realizando na próxima quarta-feira (22), a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento terá início às 13h, no Centro Comunitário da Igreja Matriz e é aberto a toda população. O objetivo é promover o diálogo entre governo e sociedade, para análise da situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional, bem como a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós convidamos todos os munícipes, colaboradores e quem tiver interesse de participar, para juntos construirmos propostas que garantam o direito à saúde para toda a população. É nesse espaço de debate que poderemos expor opiniões e ideias para serviço tão essencial na vida de todos”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Ingrid Zanelatto.

Além do debate de ideias, o evento contará com duas palestras: da Dra. Juliana Milioli, da Casa Guido, e com José Otavio Feltrin, que abordará o tema oficial do evento que é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. No encontro, serão eleitos quatro delegados, que representarão Urussanga na conferência macrorregional.

Etapas da Conferência

As Conferências Municipais estão sendo realizadas em todo o Brasil, como uma etapa da 17º Conferência Nacional de Saúde. Além de debater ideias e metas para o próprio município, os participantes elegem delegados e elencam propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional do evento. “É uma forma de todas as regiões do estado e do Brasil serem ouvidas. Sabemos que as necessidades da nossa região, muitas vezes são distintas de outras regiões e estados, e por isso essa construção de ideias é importante. Levantamos as necessidades daqui, que são levadas por representantes para todo o estado, e depois para o Governo Federal”, explica a Secretária.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU