Urussanga: obras de contenção na Serrinha estão concluídas

As obras em um trecho da Estrada Municipal UR 07 em Urussanga, conhecida como a Serrinha de Santana, foram concluídas nesta semana. No local, foram colocadas pedras para contenção da encosta, prejudicada pelas fortes chuvas de maio. “Além da contenção, o trecho foi contemplado com drenagem para que a água escoe para o local correto, evitando novos deslizamentos”, explica o Secretário Municipal de Obras, Jucemar Sangaletti. O trânsito está liberado no local.

A próxima fase de trabalho na Serrinha, será realizada pela Diretoria do Meio Ambiente (DMA), que está fazendo um levantamento no local, para o plantio de árvores nativas e flores. “Sabemos que é um local já bastante arborizado, mas queremos levar flores e novas plantas para o trajeto. Estamos analisando os locais onde há a necessidade de vegetação e onde as flores podem ser a melhor opção”, destaca o diretor da DMA, Marcio Moreira.

Segundo pesquisas a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto das gotas na terra diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, favorecendo assim sua resistência à erosão.

A ação será dividida em duas etapas. “A primeira será a recomposição da vegetação nativa. Já na segunda parte do projeto, faremos a arborização, com flores e árvores ornamentais, além de instalar placas com sinalização e guia de nascentes, lixeiras e outros”, finaliza Moreira.