Mamãe e bebê: Curso de Gestante oferece palestras que orientam os pais sobre cuidados para com os futuros filhos

Rosimere Silveira Costa tem 36 anos e está grávida de oito meses de um menino. Já passou por outras cinco gestações, tendo quatro filhos vivos e um aborto. Andreza Nunes Freta Rosso, tem 43 anos e há 18 anos tentava ser mãe. Ao lado do marido Edson Rosso, de 49, ela comemora os cinco meses de gravidez dos gêmeos Joaquim e Nicole. Além da gravidez como realidade em seus dias, o que essas três pessoas têm em comum, é a busca por conhecimento. Eles estão participando do Curso de Gestante promovido pela Secretaria de Saúde de Urussanga, através da Prefeitura Municipal. As palestras que nesta semana foram realizadas nos dias 26, 27 e 28, se estendem na próxima semana, com diferentes temas, nos dias 03, 04 e 05 de maio. “

“O curso é importante para as mulheres terem uma gestação segura, saudável e confortável. Tendo esse conhecimento elas terão mais segurança para enfrentar o período da gestação e o pós parto com o bebê”, garante a secretária de saúde, Robertina Goulart Nunes.

Atualmente, segundo dados da secretaria municipal, Urussanga possui 135 mulheres em período gestacional que podem participar do cronograma de palestras oferecidas gratuitamente pelo poder público. A participante Rosimere, alega que mesmo já tendo quatro filhos, o conhecimento nunca é demais. “Quero aprender mais. Nas outras gestações eu não tive curso e acredito que sempre temos algo para aprender”.

Para os papais Andreza e Edson, o medo do novo, espanta um pouco, mas o curso sanará muitas dúvidas. “Como somos marinheiros de primeira viagem, o curso traz bastante aprendizado e conhecimento”, conta a futura mamãe que, mesmo sendo professora há mais de vinte anos e tendo experiência com crianças, afirma que o ato carregar a criança no ventre e ser mãe é totalmente diferente do conhecimento da profissão. “É diferente quando o bebê é teu e está ali todos os dias na tua casa. Mas estamos bem felizes, pois era o nosso sonho. Foram 18 anos tentando”, lembra. Devido à condições de saúde pré-existentes de Andreza, o casal passou por dificuldades para conseguir a fecundação, que se realizou por meio de inseminação artificial. A expectativa pela chegada dos bebês é grande, e o pai tem estado presente no curso para aprender cada detalhe. “É importante. Tem que estar junto e acompanhar. Conseguimos essa graça de ser pais e temos que estar unidos nesse cuidado”, destaca Edson.

Essa participação dos homens tem se tornado cada vez mais frequente, segundo a secretária de saúde municipal. “Hoje a gente vê que os pais participam durante a gestação e depois do nascimento. Eles colaboram no cuidado dos filhos, então é muito importante virem ao curso e adquirirem esse conhecimento para também ajudar a cuidar do bebê, afinal, os papais têm que ser cúmplices das mamães”, lembra Robertina.

Assuntos diversos que vão da gravidez ao cuidado com o bebê

Enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e até o corpo de bombeiros estão envolvidos neste evento. Os temas mudam a cada dia, e o conhecimento passado vai desde como ocorre a fecundação, as mudanças no corpo e psicológico que as mamães sofrem durante a gestação, até o nascimento e dicas de cuidados variados com o bebê. “Independente de ser a primeira gestação ou não, uma não é igual a outra. E por isso o curso se torna importante”, destaca o fisioterapeuta Ramon Feltrin, que foi um dos palestrantes.

Uma das dúvidas das gestantes foi quanto aos famosos cremes anti-estrias, que se tornam um item cobiçado para as mulheres. “Na verdade, o que pode reduzir as estrias é a massagem que ativa a circulação naquela área específica, mas ela pode ser feita com qualquer creme ou óleo. Não existe produto milagroso”, explica a Coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Lilyan Barzan Pluceno da Silva.

Outros temas abordados foram os cuidados odontológicos entre mamãe e bebê; amamentação e medicamentos proibidos; primeiros socorros para o recém nascido e a gestante, entre outros. “Um destaque que sempre damos é para o cuidado com os chás. Eles podem ser naturais, mas nem sempre são indicados, podendo fazer muito mal”, frisa Lilyan.

Na próxima semana, o curso continuará trazendo temas variados, explicando os tipos de parto, cuidados com o bebê, técnicas de relaxamento e muito mais. “A programação completa está disponível nas redes sociais da Prefeitura Municipal e para quem quiser acompanhar as dicas, mas não pode comparecer ao local, lives foram e serão transmitidas, ficando salvas no perfil oficial da Secretaria de Saúde de Urussanga“, lembra a Secretária de Saúde, Robertina Goulart Nunes.

Ela agradece os profissionais que se empenham para fazer o evento acontecer. “Nós temos enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e também muitos colaboradores e apoiadores, como o corpo de bombeiros que todos os anos nos ajudam a promover esse curso de gestante. É uma fase importante da vida dessas mulheres e desses familiares, porquê tendo um bebezinho em casa é muita responsabilidade, mas tendo esse conhecimento que elas estão adquirindo aqui, fica mais fácil”, completa a secretária, garantindo que o time de profissionais é bastante competente e se os pais tiverem dúvidas, com certeza eles irão esclarecer.

O evento

A primeira edição do Curso de Gestante de Urussanga foi realizada em 2012. Por conta da pandemia de Covid-19, nos dois anos que se passaram, não foi possível a realização dos encontros. Neste ano, as palestras estão ocorrendo no Centro de Especialidades Médicas, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes de Urussanga. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia. Na próxima semana, as reuniões ocorrem nos dias 03, 04 e 05, com início às 19 horas.