Governo Municipal e SENAI inauguram Escola Móvel em Urussanga

O Governo Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), celebrou na noite desta segunda-feira (12), a inauguração oficial da Escola Móvel SENAI – unidade Urussanga, instalada no Parque Ado Cassetari Vieira. Através da parceria, quatro turmas, totalizando 61 estudantes, receberão qualificação profissional. São 30 inscritos nas turmas de pedreiro de alvenaria, 16 no curso de carpinteiro de esquadrias e 15 na turma de eletricista instalador industrial.

“O SENAI Móvel encanta por onde se instala nos municípios, levando qualificação profissional na medida, de acordo com a vocação industrial local. O projeto só é possível mediante a parceria visionária com as prefeituras, como foi o caso de Urussanga, que dá continuidade ao pioneirismo do Sul do estado nesta iniciativa. A educação sem dúvida é o melhor investimento, que transforma, realiza sonhos e contribui diretamente para a melhoria dos indicadores socioeconômicos das cidades”, destaca a gerente executiva do Sesi, SENAI e IEL Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.

Segundo Graziela, a novidade em Urussanga, está na estrutura oferecida. “Estamos inaugurando o primeiro kit completo próprio do SENAI Santa Catarina, efetivando mais um marco importante deste projeto que leva profissionalização de qualidade para trabalhadores e futuros profissionais e empreendedores catarinenses”, explica. Antes, parte da estrutura era fornecida pelo SENAI de outro estado.

Investimento Municipal

O convênio entre as duas entidades foi firmado no final do ano passado, com o objetivo de promover a educação profissionalizante no município e garantir mão de obra qualificada. Com o projeto, a Prefeitura Municipal investe R$ 180 mil, e o SENAI monta a estrutura de maneira a suprir a necessidade no período dos cursos, fornecendo material e professores. A carga horária total de cada curso é de 160 horas.

“É uma satisfação muito grande poder inaugurar oficialmente este espaço que por três meses, trará conhecimento e capacitação para nossa população. Estamos sempre atentos às demandas locais, para continuarmos oferecendo cursos conforme a necessidade da indústria e mercado de trabalho. Que essa parceria prossiga e possamos garantir ainda mais qualificação para o povo urussanguense’, enfatiza o prefeito Luís Gustavo Cancellier.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU – Fotos de Jéssica Pereira