Canais digitais começam a ser transmitidos em Urussanga

Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem, começa a ser realidade em Urussanga. Com a nova antena, instalada em um ponto alto da Estação de Tratamento de Água Central (ETA) do SAMAE, no bairro De Villa, aos poucos as emissoras começam a trazer seus equipamentos e garantir o sinal digital para o município. Desde o final da semana, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Rede Globo e dois canais públicos, já estão sendo transmitidos com qualidade, sempre com a programação regional disponível.

Para os munícipes que já possuem televisores com conversor embutido, ou um aparelho de conversão digital externo, basta direcionar as antenas residenciais para o ponto de transmissão (SAMAE do De Villa), e realizar nova busca e sintonia de canais. Outras emissoras devem ter seus sinais regionais transmitidos nas próximas semanas, mas enquanto isso, a população já pode aproveitar a programação destes quatro canais.

Conquista para o município e a população

O Governo Municipal está participando de um programa que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta. “Com a chegada do sinal digital a Urussanga, a população tem um grande ganho, principalmente pelo acesso a programação local, que chegam ricas em informações sobre a região. Outra melhoria que chega com a digitalização do sinal de TV são os sinais das TVs públicas. Acesso ao Canal Brasil, Canal Saúde e TV Escola são importantes na promoção de cultura, informação e cidadania” destaca o secretário de desenvolvimento, Edson Manoel.

Todo o processo de instalação está sendo conduzido junto a Seja Digital, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país.

A última etapa do projeto, deve ser a assinatura do Termo de Entrega, quando todos os canais estiverem disponíveis, e também, a entrega de equipamentos de conversão digital, que devem ocorrer no início do segundo semestre.