AINDA NÃO ACABOU! URUSSANGA COMEÇA A CONTABILIZAR OS PREJUÍZOS COM AS CHUVAS

Urussanga – De sexta-feira até domingo, a estimativa da Defesa Civil é de que tenha chovido, em Urussanga, o equivalente a quase 200 milímetros. O maior volume dos últimos 40 anos em um espaço tão curto de tempo (somente no sábado, em 24 horas, choveu 139 mm). Mas a Defesa Civil alerta para mais chuvas na quarta-feira.

Até agora são 181 pessoas atingidas. 13 estão desabrigadas (11 adultos e 2 crianças) e 92 estão desalojadas (estão em casa de parentes, ou amigos) e outras 76 pessoas não precisaram, ou não quiseram deixar suas casas. Apenas uma pessoa ficou ferida levemente.

O Hospital Nossa Senhora de Conceição registrou 15 atendimentos no Pronto Socorro, entre sexta-feira e domingo. Esses atendimentos foram por queixas aleatórias.

Há duas comunidades isoladas e existem sete vias públicas interditadas. Quatro pontes caíram e outras quatro estão seriamente danificadas e passarão por avaliação nesta segunda-feira. Nas últimas horas o nível do Rio Urussanga, o maior e que corta a cidade, estabilizou e está em seu nível normal, mas na madrugada de sábado, registrou 2 metros e 80 centímetros acima do nível.

Foram dezenas de barreiras que caíram sobre ruas e estradas, em todo o perímetro do município, muitas delas já removidas pela equipe da Defesa Civil, junto com as secretarias de Obras e Agricultura. O Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Estação está interditado, após um deslizamento de terra atingir e derrubar parte da parede lateral.

A Defesa Civil se mantém de plantão 24 horas, desde sexta-feira e em todo esse período foram registrados 88 chamados. 23 bairros foram atingidos. Esse número de chamadas corresponde a todo o grupo que compõem o COMPEDEC, forças que atuam integradas à Defesa Civil e que corresponde à equipe da Defesa Civil de Urussanga, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária Estadual e secretarias da Prefeitura.

Relatórios e documentação com levantamento das perdas e prejuízos já estão sendo feitos. Não há ainda um valor exato de todos os prejuízos, mas a estimativa inicial é que ultrapassem a 12 milhões de reais, em todo o município.

“A Defesa Civil Regional está em permanente contato conosco e o alerta é de que quarta-feira a chuva deve apresentar um grande volume. A decretação de situação de emergência se mantém e ainda estamos sob alerta de risco, pela previsão que se mantém, infelizmente, para essa semana”, destacou o prefeito Luís Gustavo Cancellier.

A central de atendimento da Defesa Civil, permanece no Salão de Atos da Prefeitura e, plantão 24 horas e os telefones para emergências são: 3465 1188 (fixo da prefeitura) Defesa Civil (WhatsApp) 99935-6591e do Corpo de Bombeiros 193.