Alerta: Frio Intenso em Urussanga

Alerta: Frio Intenso em Urussanga 

 

Com possibilidade de temperaturas negativas, geada e neve em nossa região para as próximas horas, o Governo Municipal de Urussanga alerta os munícipes que a partir da madrugada da próxima terça-feira (27), que os termômetros devem despencar.

  

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias os termômetros devem registrar as menores temperaturas do ano na Serra Catarinense. A expectativa é que na região serrana, o frio fique por volta de -4ºC e -6ºC, refletindo significativamente em nossa cidade, principalmente as comunidades mais altas, como Santana e Belvedere.    

 

Os idosos, crianças e enfermos devem ficar atentos, e a qualquer mudança de seu estado clínico, procure sua Unidade Básica de Saúde mais próxima.  

 

Alertamos que o frio intenso também trará riscos de hipotermia para pessoas com situação de exposição elevada ao frio, como moradores de rua, aos animais de estimação e de criação.

 

Quem estiver em situação de vulnerabilidade social pode solicitar apoio no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que fica na Rua Nereu Ramos, 360, bairro Estação e contar com os serviços de acolhimento social.

 

O Conselho do Bem Estar Animal (Combea), alerta que os animais domésticos, neste período de frio intenso, devem ser resguardados em locais seguros ou protegidos com roupas pet, evitando a exposição ao sereno, chuva e ventos.  

 

Os animais de criação, com a queda brusca da temperatura combinada com ventos frios, podem extrapolar a capacidade dos animais produzirem calor corporal, levando à hipotermia e até a morte. Uma das formas de prevenir prejuízos e proteger o rebanho é monitorar o clima procurando saber os riscos de frio intenso e geadas. 

 

Além disso, o produtor pode se inscrever no alerta da Defesa Civil Nacional, órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que criou um sistema de alerta gratuito que funciona via SMS. Uma vez cadastrado, os alertas chegam via mensagens de texto no celular sem necessidade de conexão à internet.

 

Para fazer parte da rede de avisos, basta fazer um cadastro. O passo a passo está no site:  https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/agencia-brasil-explica-como-se-cadastrar-nos-alertas-da-defesa-civil

 

  

O atendimento da Defesa Civil Municipal estará em alerta a partir de amanhã (27), e o cidadão pode acionar o plantão através do telefone ou Whatzapp  (48) 99935.6591.