Vacinação de 40 a 44 anos e grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga, comunica que um novo lote de vacinas contra de covid-19 chega nesta segunda-feira (5) para Urussanga.

 

As vacinações serão retomadas amanhã (06/07), a partir das 9 horas para munícipes da faixa etária de 40 e 44 anos, além de grupos prioritários e trabalhadores da indústria.   

 

Neste lote que será distribuído pela Unidade Descentralizada da Vigilância Epidemiologia (UDVES) regional de Criciúma, serão distribuídas para Urussanga, 799 doses dos imunizantes dos laboratórios Pfizer-BioNTech e Janssen.

 

Dessas doses, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, 30% dos imunizantes (239 doses), será destinado para a vacinação dos trabalhadores industriais e os outros 70% para a continuidade da vacinação conforme a faixa etária (560 doses).  

 

Este novo grupo prioritário engloba trabalhadores industriais e construção civil e será destinado para a faixa etária de 38 e 39 anos, sendo eles. 

? Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;

? Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, farmacêuticos, roupas e tecidos;

? Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;

? Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;

? Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;

? Construção civil;

? Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores industriais.

 

Hoje(5), no final da tarde, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará uma reunião com a Associação Comercial Industrial de Urussanga(ACIU) para repassar e alinhar as novas orientações das vacinações deste novo grupo prioritário.

 

Para vacinação, os trabalhadores industriais devem apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS e para comprovar sua atuação, carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição, cuja cópia poderá ser retida pela equipe de vacinação para fins de auditoria.

 

Os munícipes devem comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro de residência portando, cartão de vacinação e documento de identificação. Os acamados ou domiciliados, a equipe irá vacinar na sua residência. 

 Para melhor atender os munícipes, o horário de atendimento nas UBS, será estendido até as 19 horas.  Nos próximos dias, as vacinações ocorreram normalmente, das 9h às 12h e das 13h às 17h, em todas as UBS.