FAMU realiza palestras educativas alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU) realizou na última semana, palestras e oficinas educativas nas escolas do município.

 

Com a temática “Lixo nosso de cada dia” e com parceria da Secretaria Municipal de Educação, a FAMU realizou ações educativas com a temática, abordando dentre outras questões as boas práticas com relação à geração de resíduos recicláveis nas escolas e nas residências. Os alunos participaram de oficinas utilizando a técnica da compostagem, de maneira simples, com materiais reaproveitáveis.

 

Neste ano foram focadas em palestras e nas oficinas para alunos 5ª ano das escolas: Escola Alda Brognoli Marcon, Escola Ernesto César Mariot e o Centro Educacional e Profissional Lydio de Brida.

 

As palestras foram apresentadas pela engenheira ambiental Francine Gastaldon, engenheira agrônoma, Eduarda Rampinelli e a bióloga Luana Peruch.  

 

A engenheira ambiental, Francine Gastaldon salienta que este projeto de educação ambiental teve um grande “feedback” por parte dos alunos: “fomos muito bem recebidas nas escolas e os alunos realizaram na prática a técnica da compostagem com muito entusiasmo. O retorno do aprendizado nesta temática teve resultados satisfatórios. Sentimos que os alunos queriam aprender um pouco mais sobre educação ambiental”, pontua Francine.  

 

‘É sempre importante e necessário falar sobre o meio ambiente nas escolas. Quanto mais cedo se aprende, mais os estudantes se familiarizam e se conscientizam sobre a importância do meio ambiente saudável. A participação da equipe da FAMU nas escolas enriqueceu as atividades sobre o meio ambiente. Com certeza nossos alunos irão transmitir o que aprenderam com suas famílias. E esse é o objetivo de cada um fazendo sua parte e todos contribuindo para um ambiente melhor’. Destaca Janea Possamai Secretária de Educação.