COMGEPED – Recebe apoio da Polícia Militar de Urussanga

COMGEPED – Recebe apoio da Polícia Militar de Urussanga.

  

Na tarde de ontem (14), os representantes do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 no Âmbito da Educação (COMGEPED), realizaram uma reunião na Secretaria Municipal de Educação para debater ações educativas integradas, que visem a contenção do agravamento da pandemia do Covid-19 no âmbito da Educação.

  

Essas reuniões acontecem quinzenalmente com os responsáveis pelas Unidades Escolares que relatam as ocorrências registradas através dos boletins do Plancon – Edu (Plano de Contingência da Educação).

 

O Plancon é um documento composto por oito diretrizes de ações operacionais e foi construído em conjunto pelo Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e pelo Comitê Estratégico de Retorno às Aulas da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

 

Nesta reunião contou com a presença dos agentes da segurança pública municipal, Capitão Tiago Lemos e pelo Sargento Sorato, que representaram a 2ª Companhia da Guarnição Especial de Polícia Militar em Urussanga.

 

O Capitão Tiago Lemos, enfatiza aos presentes a importância da continuidade dos cuidados neste momento de pandemia e coloca a Guarnição da Polícia Militar à disposição das unidades escolares, frisando esta parceria: “É importante que a comunidade denuncie através do número 190 os eventos ou festas que não cumpram as medidas sanitárias em vigência, contendo aglomerações ou não uso de máscaras por exemplo.” Em sua fala também enfatizou a Campanha, “É crime sair de casa com suspeita ou contaminado por COVID-19”, promovida pela Prefeitura Municipal de Urussanga. Segundo o Capitão, “O descumprimento das determinações do profissional de saúde configura crime de acordo com os artigos 268 e 330 do código penal, a pena para quem descumprir é detenção, de um mês a um ano, e multa”, conclui Lemos. 

 

Para a presidente do Comitê, a secretária de Educação Janea Possamai, a parceira com a Polícia Militar é muito importante e vem fortalecer o trabalho no combate a disseminação do Covid-19 nas escolas, reforçando a necessidade da colaboração e a responsabilidade da comunidade escolar: “infelizmente algumas famílias insistem em levar seus filhos para escola com sintomas gripais. E isso é colocar em risco os profissionais da educação, as crianças e seus familiares. Orientamos que as famílias procurem o Centro de Triagem ou Unidade Básicas de Saúde mais próxima da sua residência, para que o médico avalie a situação. Não podemos permitir funcionários ou crianças com sintomas gripais frequentando as unidades escolares. A escola aberta não é sinal de normalidade, não podemos relaxar. Nossos protocolos sanitários são rigorosos, mas precisamos da colaboração e responsabilidade de todos, para que nossas escolas continuem seguras”, conclui Janea.