Vacinação contra Gripe

Seguindo o calendário da Campanha Nacional Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Urussanga, inicia amanhã (09) a 3ª etapa de vacinação contra a Gripe.

 

Nesta etapa é direcionada pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacinação desta 3ª fase vai até o mês que vem, 09 de julho.

 

As vacinações ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Devem comparecer nas Unidade de Saúde de seu bairro, munidos de documentos de identidade e Carteira Nacional de Vacinação, podendo ser na modalidade de drive-thru. Os acamados ou domiciliados, a equipe irá na sua residência.

 

 

Vacinação: Covid-19 / Influenza

É necessário haver um intervalo mínimo de 15 dias entre as duas vacinas.

A secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanellato, destacou que parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação da Gripe coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 15 dias entre as duas vacinas: “As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe”, pontua Ingrid.

Existem efeitos colaterais depois da vacina?

Não. A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Isso pode ser associado a erro técnico de aplicação.

 
Quantas doses eu devo tomar? 

A vacina contra a gripe é aplicada em dose única anualmente.

Fui vacinado no ano passado, preciso tomar novamente?

Sim, a imunidade dura – após a vacina – de 6 a 12 meses. A composição da vacina e produção é anual, e pode mudar conforme os vírus que circularam no ano anterior. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.