“Projeto Girassol – Cultivando Emoções” engajamento entre as escolas e as famílias

Lançado no mês passado, o “Projeto Girassol – Cultivando Emoções”, já é um sucesso de interação, compartilhamento e engajamento entre as escolas e as famílias dos alunos, apresentando um excelente feedback dos alunos, pais e professores. 

 

O “Projeto Girassol – Cultivando Emoções” que sugere propostas de atividades a serem desenvolvidas em todos os seguimentos da Rede Municipal de Educação com o tema central do “Girassol”, devido sua linda simbologia de luz, união e esperança em busca de dias melhores.

 

Este projeto objetiva promover a interação entre escola e família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito a si mesmo e ao próximo, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação e parceria entre ambas as partes.

 

A coordenadora do Ensino Fundamental, Suelen dos Santos, enfatiza a necessidade das escolas promoverem essa interação entre escola, aluno e família: “com a pandemia, sentimos a intensificação de problemas emocionais principalmente em nossos adolescentes, e nós enquanto escola, devemos ir além do conteúdo programático, acolhendo e ajudando da melhor maneira possível esses alunos”, pontua Suelen.  

 

“O objetivo foi trabalhar com as emoções, com momentos de escuta, acolhimento e socialização. Esse projeto trouxe muita alegria para nossas escolas além de mobilizar ações sociais, como a campanha do agasalho” pontua Rosilene Aparecida Matos, coordenadora da Educação Infantil.

 

A senhora Flávia Cesconetto Covre, mãe de Pedro Antônio do 6º ano e Gian Luca do 3º ano do Centro Educacional Profissional Lydio De Brida agradece aos educadores em poder participar deste projeto: “foi gratificante plantarmos a sementinha do girassol em família. Me fez sentir resiliência e esperança em acreditar que esta semente vai florescer, e as emoções negativas deste ano de pandemia vão passar.  Parabéns a Secretaria de Educação e as coordenadoras das escolas, e a todos os professores”, pontua Flávia

 

A senhora Cristiane Scurseli De Bona, mãe da Rafaela do 4º ano e Ezequiel da educação infantil da Escola Alda Brognoli Marcon, pontua que o projeto Girassol abriu um novo horizonte na educação em Urussanga: “este tema que era abordado somente nas reuniões presenciais de pais e professores, hoje vimos a interação entre família e escola, e a importância deste assunto no crescimento emocional de nossos filhos. Parabenizo a Secretaria de Educação, em especial a equipe da Escola Municipal Alda Brognoli Marcon, que executou esse magnífico projeto” finaliza Cristiane. 

 

“Acredito que o projeto girassol foi muito importante para valorizar ainda mais o significado que essa flor traz para nós como seres humanos, pois é através da união, do respeito e do amor entre as pessoas poderemos ter esperança de um futuro cada dia melhor, principalmente para nossas crianças”. Luciana Ouriques, mãe da Isabela, 2º ano da escola Alda Brognoli Marcon.

 

“Através dos momentos de fala e escuta das rodas de conversas, pude aprender mais sobre empatia e principalmente refletir sobre a importância de sabermos que não estamos sozinhos, e quando contamos uns com os outros, nos tornamos mais fortes.” Laís Mariot do Santos, 14 anos, Bairro Figueira, aluna 9º ano do CEP. Lydio de Brida.

 

 A Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai, manifestou a gratidão a toda comunidade escolar “foi lindo ver a parceria entre escola e família em prol do bem estar de nossas crianças e adolescentes. Desejamos a todos bons sentimentos, que saibamos ouvir e apoiar aqueles que amamos.”, finaliza Janea.