Covid-19 – Levantamento estatístico em 2021

A Secretaria de Saúde de Urussanga(SMS) realizou nesta semana um levantamento estatístico sobre os procedimentos do Covid-19 neste primeiro trimestre de 2021.

 

Os dados apontam que o fluxo de atendimentos aumentou, e isso reflete também nos investimentos que o Poder Municipal está aportando para suprir a demanda. 

 

Nesses três primeiros meses deste ano foram 2.901 atendimentos.  Se comparando com os dois últimos meses teve um crescimento de 92,7%.

 

A maioria das pessoas (cerca de 85%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar.

 

O Boletim do Covid-19, divulgado diariamente apontam que Urussanga teve mais de 2.800 casos confirmados de Coronavírus, sendo que 98,6% dos casos infectados foram curados.

 

Comparando com os dois últimos meses, os exames de Teste Rápidos(TR) coletados (sorológicos e antígeno) praticamente triplicaram, saltando de 67 em fevereiro, para 199 em março. O mês com maior incidência foi março, com 199 exames. Os exames PCR’s totalizaram 961, um aumento de 71,1% nos últimos dois meses.

 

As Tomografias de Tórax somente neste ano, foram mais 125 exames. O mês de março apresentou maior incidência, com 60 exames, um aumento de 81,8% em comparação com os últimos dois meses.

 

Se somarmos os procedimentos de combate ao Covid-19, meses três primeiros meses que inclui os Atendimentos, os Exames PCR’s, os Teste Rápido e Tomografias, tivemos 4.359 procedimentos, ou seja mais de 20% da população foi atendida no Centro de Triagem.

 

Em meio às diferentes adversidades enfrentadas diariamente por quem trabalha direta ou indiretamente com saúde, esse momento de pandemia mundial, os trabalhadores da saúde de Urussanga têm sido verdadeiros heróis na luta para salvar vidas.

 

O Governo Municipal desde do início da pandemia está investindo na compra de insumos, testes rápidos, equipamentos, consultas especializadas, exames e recursos humanos.  Todos os munícipes que necessitam de atendimento no Centro de Triagem, foram atendidos com profissionalismo e muito respeito. Nos casos de moderado e grave da doença, onde os pacientes ficam em quarentena em suas residências, os enfermeiros acompanham individualmente os pacientes, sendo monitorados por Aplicativo WhatsApp, até não apresentarem mais os sintomas.

 

Mas, “independentemente do que estamos vivendo agora, essa sempre foi e será a nossa a missão, servir a população da melhor maneira” salienta a secretária de Saúde Ingrid Zanellato.  

 

Com a chegada da vacina em janeiro, a SMS organizou uma logística de vacinações, divididos em etapas para diminuir as aglomerações dos idosos.  Foram imunizados entre trabalhadores da saúde e idosos 2.940 pessoas, subdivididas em grupos por faixa etária, entre mais de 90 anos a 67 anos até a presente dada.

 

O prefeito Municipal Gustavo Cancellier salienta que o Governo Municipal vai continuar investindo no combate a pandemia: “tivemos no último mês um acréscimo nos procedimentos, e queremos ratificar o nosso compromisso em continuarmos investindo, para juntos possamos vencer o Coronavírus”, finaliza Cancellier.