Santa Missa em Ação de Graças às vítimas da tragédia do Vajont/Itália

O Governo Municipal de Urussanga, por intermédio da Diretoria de Cultura, convidar todos os cidadãos para participarem da Santa Missa em Ação de Graças às vítimas da tragédia do Vajont, ocorrida em 09 de outubro de 1963, nos municípios de Erto Casso e Longarone, Itália.

 

 
A Missa será celebrada em língua italiana, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, dia 09/10 (sábado), às 10 horas.

 
Teremos especial participação da Associação Coral Santa Cecília e do professor de música Paulovic De Biasi, além do Movimento Cultural do município.

 

 

 
Gemellaggio

A cidade de Urussanga, possui um pacto de Gemellaggio com a cidade Longarone/Itália, e hoje (06/10) a partir das 13h30mim, será transmitido diretamente de Longarone, o cerimonial dos 30 anos do Gemellaggio.  
 
Para participar acesse YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC_pOtI1mhpytNLzU4yXQFMQ  ou  Google Meet: https://meet.google.com/mcv-uzgp-hgy
 
 

 

Tragédia do Vajont

Vajont é uma barragem desativada no norte da Itália. É uma das barragens mais altas do mundo, com uma altura de 262 metros. Ele está situado no vale do rio Vajont sob Monte Toc, no município de Erto Casso e Longarone, 100 quilômetros  ao norte de Veneza.

 
A barragem foi concebida na década de 1920 e posteriormente construída entre 1957 e 1960 por Società Adriatica di Elettricità (SADE), na época o fornecimento e distribuição de energia elétrica Monopólio no nordeste da Itália.

 
Em 9 de outubro de 1963, durante o enchimento inicial, um deslizamento de terra causou um megatsunami no lago em que 50 milhões de metros cúbicos de água ultrapassaram a barragem em uma onda de 250 metros, levando à destruição completa de várias aldeias e cidades, e 1.917 mortes.