Covid-19 – Campanha Publicitária de Conscientização

 

O Governo Municipal de Urussanga, por meio da Assessoria de Comunicação e com apoio das secretarias de Educação e Saúde e a Defesa Civil, lançam campanha publicitária de conscientização dos cidadãos sobre a importância em seguir a quarentena as pessoas com suspeita ou contaminado de covid-19.

As pessoas que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19, devem respeitar e seguir as determinações exigidas pelos médicos, enfermeiros, agentes de saúde sob pena de crime, conforme o Art. 330 do Código Penal.

 

No mesmo Código Penal no Art. 268 relata que infringir a determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

 

Esta campanha é mais um mecanismo de alerta aos cidadãos para contenção das altas taxas de transmissão do vírus: “usamos a expressão É Crime e com cores fortes, para gerar um impacto visual e assim dar uma maior conscientização das pessoas”, explica o assessor de comunicação da prefeitura de Urussanga Nayglon Goulart.

 

Será feito veiculações nos jornais que têm periodicidade semanal e diária de nossa região, spots para rádios e distribuição de 500 cartazes nos próximos dias. Os locais serão as escolas, nos ônibus escolares, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, padarias, supermercados, postos de combustíveis, unidades de saúde, estabelecimentos públicos, empresas, igrejas, academias e diversos pontos de passagem de transeuntes indicando que é crime sair de casa com suspeita ou contaminado de covid-19 e não atender a determinação de isolamento domiciliar.

 

O prefeito Gustavo Cancellier enfatiza que esta campanha tem um caráter de conscientizar as pessoas para não propagação da doença: “estamos em um momento de pandemia, e os cuidados devem ser redobrados, porém existem cidadãos que desrespeitam a quarentena, fazendo com que a proliferação da doença cresça. Esta campanha vem em um momento oportuno para conseguirmos unir forças em combate a pandemia”, completa Gustavo.