30 anos de Gemellaggio: comissão entrega convite a Cônsul Italiano e Alesc para as comemorações

A Comissão Organizadora do 30º aniversário do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone, segue trabalhando para que as comemorações que acontecerão de 19 a 29 de maio, em solo urussanguense , sejam um sucesso.

O convite, já realizado à toda população do município e da região, chegou na última semana às mãos de Salvatore di Venezia, Cônsul Geral da Itália na circunscrição Paraná e Santa Catarina. A visita ao Palácio Garibaldi, sede da Associação Giuseppe Garibaldi de Curitiba, aconteceu na quinta-feira (05), através do presidente do COMITES e secretário da Comissão, Eduardo Cechinel Bonetti. “O Cônsul agradeceu o convite, lembrou a tragédia do Vajont que marcou a história de Longarone e parabenizou Urussanga pela celebração deste importante acordo”, conta Bonetti. Também participaram do encontro, Oscar Lenzi e Paola Andri, integrantes do Comitê dos Italianos no Exterior.

Na sexta-feira (06), foi a vez da Assembleia Legislativa (Alesc) ser convidada para as celebrações. Através do deputado estadual, Júlio Garcia, o convite chegou ao presidente da Alesc, Moacir Sopelsa. “Queremos divulgar as atividades preparadas e mostrar a importância dessa amizade com Longarone. Levar esse convite até a Assembleia, é uma forma de aproximar os representantes estaduais da nossa cultura”, destaca o Presidente da Comissão, Luiz Antônio Fabro.

Presença na Câmara Municipal

A presença da Comissão Organizadora do Gemellaggio na Câmara Municipal de Vereadores de Urussanga, aconteceria na terça-feira (03), mas a reunião foi adiada devido às fortes chuvas que atingiram o município. A participação foi transferida então para a sessão ordinária desta terça-feira, dia 10 de maio. Na oportunidade, representantes da comissão estarão apresentando todo trabalho já realizado, além da programação oficial das comemorações. “Queremos solicitar o apoio do legislativo municipal para a aprovação de algumas leis referentes ao Gemellaggio e suas comemorações que beneficiarão a população urussanguense, a relação de amizade entre Longarone e Urussanga e a cultura italiana, além de convidá-los para prestigiarem as atividades organizadas para o aniversário do Gemellaggio”, finaliza Fabro

As comemorações do Gemellaggio

Em 26 de maio de 1992, Urussanga, no sul de Santa Catarina, firmava com Longarone, que é uma comuna da Itália, um pacto, baseado em laços de amizade, cultura e desenvolvimento. Para comemorar os 30 anos do acordo, conhecido como Gemellaggio, a cidade urussanguense preparou uma grande programação, que vai de 19 a 29 de maio. “A celebração é uma forma de manter as nossas raízes históricas, os nossos valores e costumes, e deixar um legado de tudo aquilo que foi construído para mostrar aos nossos descendentes e aqueles que vieram depois do Gemellaggio, que Urussanga tem uma história ligada à Itália”, destaca o Prefeito de Urussanga, Jair Nandi.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU