Urussanga inicia o ano letivo de 2024 com capacitação para profissionais da educação

Visando criar um ambiente seguro para o retorno às aulas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Urussanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira (15) capacitação para os profissionais da educação.

As palestras de abertura do ano letivo de 2024 ocorreram no Centro Comunitário da Igreja Matriz. Pela manhã, os profissionais receberam instruções para atendimentos de primeiros socorros, com o instrutor e socorrista, Carlos Magno Nunes. À tarde, a mestre em História Social, Carol Carvalho, abordou a educação das relações étnico-raciais.

“As aulas iniciam neste dia 19, em toda rede municipal de ensino de Urussanga, por isso é muito importante a capacitação constante dos profissionais da educação para termos uma boa jornada de estudo para todos os nossos alunos”, pontua a secretária de Educação, Janea Possamai.

Primeiros socorros são técnicas iniciais para prestar ajuda rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, até a chegada de assistência médica especializada. Já a educação das relações étnico-raciais propõe trazer para o ambiente escolar conteúdos e materiais que sensibilizem e valorizem a diversidade, criando um ambiente livre de discriminação.

Mutirão de volta às aulas

A Secretaria Municipal de Educação também está realizando um mutirão de volta às aulas por toda rede municipal de ensino.

Nesta semana de Carnaval, os servidores executaram a limpeza das salas de aula e das caixas d’água, a dedetização e a desratização das escolas municipais.

Além disso, a Secretaria da Educação, os diretores e os coordenadores dos centros educacionais têm se reunido para discutir questões pedagógicas e administrativas, a fim de garantir a segurança e bem-estar dos estudantes e profissionais.