Urussanga: educação de qualidade começa com qualificação profissional

O município de Urussanga que alcançou destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, anos iniciais, tem trabalhado para ver resultados ainda melhores na próxima avaliação, que deve ocorrer em 2023. E o trabalho começa com a qualificação dos profissionais que atuam na área educacional, da sala de aula, até a merenda escolar.

“A estrutura escolar contribui e muito para o ensino-aprendizagem das nossas crianças e adolescentes, por isso queremos cuidar desde a alimentação, até a estrutura física e curricular dos nossos estudantes. Com o nosso Programa de Formação Continuada, já trouxemos ensino para os profissionais da estimulação, para as merendeiras, diretores e professores. Buscamos aprender cada vez mais sobre as novidades da área de ensino, trabalhando desde a contação de histórias, até a parte cultural com docentes e discentes”, conta a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Referencial Curricular

O documento, elaborado pela secretaria, juntamente com os professores e demais participantes do sistema educacional do município tem por objetivo estruturar as ações pedagógicas, visando a garantia da aprendizagem e da equidade na educação. “Ele norteia o trabalho dos educadores e organiza os objetivos e aprendizagens essenciais de cada etapa. A gente deseja que realmente, esses frutos que foram de inúmeras reflexões e trouxeram a concretização desse documento, seja útil nos estudos dos profissionais e que, em breve, novos estudos e adaptações e novas versões desse documento sejam feitas para que possamos estar sempre nos atualizando e adaptando a nova realidade da educação”, destaca a secretária.

O documento foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas. Porém, a secretária destaca que o currículo não deve ser estático, ao contrário, ele precisa ser dinâmico e adaptável a realidade de cada instituição de ensino.

Reforma de Escolas

Para garantir um ambiente escolar de maior qualidade para alunos e professores, o Governo Municipal tem investido também, em reformas estruturais. Estão em andamento, obras de reforma na Escola Municipal Ernesto César Mariot e Escola Municipal Alda Brognoli Marcon, além de terem sido realizadas obras de ampliação da Escola Municipal Lydio de Brida e Centro Educação Infantil Magnólia Branca. “Continuaremos buscando recursos e apresentando projetos para a nossa educação. O futuro começa na educação das nossas crianças”, garante o Prefeito Municipal, Gustavo Cancellier.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU