Urussanga: coleta seletiva chega à comunidade de Santana 

A Coleta Seletiva de resíduos sólidos chegou a mais uma comunidade urussanguense. Desde o final de agosto, a localidade de Santana passou a contar com o serviço nas segundas-feiras à tarde. Com isso, são 19 bairros e comunidades atendidos pelo Cirsures, em Urussanga.

“Com essa ampliação, cerca de 384 famílias terão a oportunidade de participar do Programa de Coleta Seletiva porta a porta, podendo dar o destino correto aos materiais recicláveis gerados em suas casas, que não devem ser misturados com os rejeitos, como lixo de banheiro, restos de alimentos e podas”, destaca a Engenheira Sanitarista Ambiental e responsável pela coleta seletiva do Cirsures, Graziela Apolinário Bolan.

Podem ser destinados à Coleta Seletiva: plásticos (pet, sacolas, utensílios domésticos, descartáveis, etc); metais (latas, aerossol, pregos, etc); vidros (garrafas, copos, potes, etc); isopor. A lista completa de materiais recicláveis ou não, pode ser encontrada no site do Cirsures em: www.cirsures.sc.gov.br/coleta-seletiva.

Segundo Grazi, com a ampliação do serviço de coleta seletiva a população tem ganhos como a preservação do meio ambiente, o aumento da vida útil do aterro sanitário e a geração de renda para a cooperativa de reciclagem. 

“Futuramente, com a aquisição de um novo caminhão, o Cirsures pretende expandir o serviço de coleta seletiva para os bairros ainda não contemplados em Urussanga. Mas no momento, os munícipes que moram nos bairros ainda não contemplados com o serviço, podem estar separando seus materiais recicláveis em casa e levando para os PEVs (pontos de entrega voluntária), localizados na Praça Anita Garibaldi, no Ginásio Centenário e próximo ao Cemitério Municipal”, explica.

Para participar da coleta seletiva é simples, é só separar os materiais recicláveis em casa, deixando o material minimamente limpo, diminuir o volume sempre que puder, armazenar em sacolas ou caixas e disponibilizar na frente de casa ou levar nos pontos de entrega voluntária no dia que o caminhão da coleta seletiva passar em seu bairro.

Os dias e localidades de Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva em urussanga, é realizada nas segundas, quintas e sextas, nos seguintes locais e períodos:

  • Segunda-feira (manhã): Figueira, Carol, Morro da Glória, Centro;
  • Segunda-feira (tarde): Baixada Fluminense, Bel Recanto, Centro, Vila Romana, Pirago, Bela Vista, Santana;
  • Quinta-feira (manhã): De Villa, Bom Jesus, Dois Rios, Brasília, Centro;
  • Quinta-feira (tarde): Estação, Centro;
  • Sexta-feira (tarde): Bairro Das Damas, Nova Itália, Centro, De Brida, Rio América.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU