Referencial Curricular: documento servirá como base para a educação municipal em Urussanga

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (17), o Referencial Curricular Municipal. O documento, elaborado pela secretaria, juntamente com os professores e demais participantes do sistema educacional do município tem por objetivo estruturar as ações pedagógicas, visando a garantia da aprendizagem e da equidade na educação.

“Estamos muito felizes com a concretização, com esse material físico nas mãos, pois ele norteia o trabalho dos educadores e organiza os objetivos e aprendizagens essenciais de cada etapa. A gente deseja que realmente, esses frutos que foram de inúmeras reflexões e trouxeram a concretização desse documento, seja útil nos estudos dos profissionais e que, em breve, novos estudos e adaptações e novas versões desse documento sejam feitas para que possamos estar sempre nos atualizando e adaptando a nova realidade da educação”, destaca Janea Possamai, secretária de educação de Urussanga.

O documento foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas. Porém, a secretária destaca que o currículo não deve ser estático, ao contrário, ele precisa ser dinâmico e adaptável a realidade de cada instituição de ensino. “Ele foi construído ao longo desses anos para atender as necessidade dos alunos e aos projetos políticos pedagógicos da escola. Ele é de extrema importância no processo de aprendizagem, pois norteia o trabalho dos educadores e organiza os objetivos e as aprendizagens essenciais em cada etapa”, completa.

O documento foi entregue às diretoras e representantes de cada instituição em versão impressa, durante um café promovido na Secretaria de Educação. Cada escola terá no mínimo uma cópia do referencial.

Confira as imagens do evento: