Projeto Golfinho forma 90 alunos do 4º ano em Urussanga

Com o objetivo de fortalecer uma cultura voltada à prevenção de acidentes, orientando de maneira lúdica o público infantil sobre a utilização segura das praias e demais ambientes aquáticos de lazer, o Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga (CBM), em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, formou nesta sexta-feira (11), 90 estudantes no projeto Golfinho.

É a primeira vez que o projeto é aplicado em Urussanga, e neste ano contemplou os alunos do 4º ano das Escolas Municipais. “O foco é conscientizar as crianças do risco dos ambientes aquáticos, tanto na praia, quanto nos locais aqui da nossa cidade, como açudes, lagoas e cachoeiras. Trabalhamos ao longo desses dois dias ações que vão auxiliar essas crianças a não colocar sua vida em risco, além de poder orientar outras crianças que não participaram do projeto da mesma forma. Nosso foco principal é sempre prevenir. Os afogamentos são muito recorrentes e a prevenção é sempre a melhor opção”, destaca o soldado do CBM e instrutor do curso, Alessandro Oliveira.

Cada criança recebeu um boné e regata personalizada com o tema do projeto, além de um certificado de participação e o “banho de batismo” do Bombeiros. O curso foi totalmente gratuito e realizado nesta quinta e sexta-feira. “A gente sabe que a relação entre bombeiro e criança é sempre muito especial. O banho de batismo foi para consolidar todo esse empenho que eles tiveram ao longo de dois dias com atividades e estudos que pedimos para eles fazerem para realmente absorver o conteúdo. Nada mais justo que presenteá-los com esse banho que, com certeza, será inesquecível para todos”, completa Oliveira.

Para a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai, a parceria com este projeto é mais uma forma de preparar bons cidadãos para o futuro. “Já temos o Proerd em parceria com a Polícia Militar, e agora vemos mais este projeto iniciado no município. Vale destacar que essas crianças serão as orientadoras das suas próprias famílias quando se depararem com uma situação de risco. As crianças aprendem hoje, e serão adultos mais conscientes no futuro. Agradeço aos bombeiros e instrutores pela dedicação e empenho neste projeto e também aos formandos que nos ajudarão a manter os ambientes aquáticos de lazer mais seguros. Esperamos formar cada vez mais crianças nesta parceria”, destaca Janea.

O curso

O Projeto Golfinho foi implantado durante a temporada de verão de 1998/1999, em oito praias do litoral centro norte do estado de Santa Catarina e é voltado a crianças de 7 a 11 anos de idade. Pouco a pouco, o projeto avançou para as cidades, além das praias. Com ações como esta, o Corpo de Bombeiros Militar, ampliou o público alvo de seus projetos sociais, investindo na capacitação de crianças, por acreditar que elas podem contribuir na construção de uma sociedade com valores e princípios que respeitem a vida e o meio ambiente, além de trazer mais segurança de modo geral.

Confira as imagens da formatura matutina

Confira as imagens da formatura vespertina

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Imprensa PMU