Projeto Ação Hip Hop comemora resultados no quarto mês de execução da proposta em Urussanga

Visando possibilitar para as crianças e adolescentes urussanguenses, momentos de descontração, convívio em grupo, sentimento de pertença e coletividade, além de estimular a potencialidade, habilidades, talentos e a autoestima dos participantes, o Projeto Ação Hip Hop, já comemora resultados no quarto mês de execução da proposta. A iniciativa é uma parceria entre o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria de Assistência Social e a Associação Dança Criciúma (ASDC), com recursos do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA).

As Oficinas Culturais são realizadas no Instituto Catarinense de Santa Catarina de Urussanga (IFSC), toda quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público alvo de atendimento são crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos, sendo que as atividades são gratuitas, e contam ainda com transporte e alimentação para os participantes. Atualmente, o projeto conta com 26 inscritos que participam das seguintes oficinas:

• Cultura hip hop
• Música, fundamentação básica de DJ
• Práticas corporais por meio da dança (Breaking)
• Introdução ao desenho e a pintura (grafite)

Entre as propostas a serem abordadas nas atividades, conforme o oficineiro e educador, Frank dos Passos, está o desenvolvimento de Ritmo e Poesia, Graffiti, Danças Urbanas e Produção Musical. “Tais abordagens têm o objetivo de ampliar o repertório cultural dos participantes. Nossa ideia é de que no final do ano possamos gravar uma música composta pelas crianças e adolescentes envolvidas pelo projeto”, destaca.

Conforme a Coordenadora da Secretaria de Assistência Social de Urussanga, Cinthia Bianco, o projeto é enriquecedor. “Ele propicia conhecimento sobre as manifestações artísticas e culturais. Tem sido uma parceria de sucesso, que está agregando aprendizado e desenvolvimento para as nossas crianças e jovens do município. As oficinas começaram em abril e seguimos com vagas em aberto. A matrícula pode ser realizada na secretaria de assistência Social”, ressalta.

De acordo com o presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor, o projeto que teve início em março, em seu primeiro mês, realizou 13 palestras envolvendo cinco escolas públicas de Urussanga, com a participação de aproximadamente 700 estudantes e professores. “Acreditamos no potencial desse projeto como ação de acesso à cultura Hip Hop em nossa região, sendo que já tivemos parcerias por meio de fomento em Balneário Rincão, Forquilhinha e Criciúma”, afirma.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Assistência Social de Urussanga: (48) 3465-4776.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU