PREFEITURA DE URUSSANGA INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO À DENGUE

Nos últimos três anos, Urussanga não registrou nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Urussanga estão distribuindo para população material informativo de prevenção e combate à dengue. A ação visa informar os urussanguenses e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O setor de endemias também realiza semanalmente o monitoramento de 58 armadilhas e de 13 pontos estratégicos a cada 15 dias. “Esse trabalho é realizado pela Prefeitura buscando evitar que surjam focos do mosquito na cidade. Nossas ações têm mostrado efetividade, visto que nos últimos três anos Urussanga não registrou nenhum foco da dengue”, explica a secretária de Saúde, Ingrid Zanelatto.

A população é uma peça-chave para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Orientamos que os moradores atentem-se aos criadouros em casa, mantendo seus terrenos limpos e eliminando recipientes com acúmulo de água, além de usar repelentes. Em caso de sintomas, procurem uma unidade de saúde imediatamente”, ressalta a secretária.

Sintomas da dengue:

• Febre alta
  • Dores musculares
  • Dor no fundo dos olhos
  • Náuseas e vômitos
  • Dores fortes de cabeça
  • Perda do paladar e apetite
  • Hemorragia nasal

A busca por ajuda especializada não apenas auxilia no diagnóstico e tratamento, mas também contribui para a notificação adequada, base essencial para a implementação de medidas de controle e prevenção.

Métodos de prevenção:

— evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
— mantenha lixeiras tampadas;
— deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
— plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
— trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
— mantenha ralos fechados e desentupidos;
— lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
— retire a água acumulada em lajes;
— mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
— evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
— recomenda-se o uso de repelentes;
— denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
— caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou vírus da zika, procure uma unidade de saúde para o atendimento.