Curso de Cuidadores iniciou esta semana em Urussanga

A Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (06), o Curso de Cuidadores. O objetivo, segundo ementa do curso, é “Proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais”.

“Quando falamos do cuidado de pessoas com necessidades especiais, estamos falando dos idosos, das pessoas com deficiência (PcD) e também das que apresentam alguma condição patológica que requeira assistência, como doenças, estresse emocional e acidentes. Vamos oferecer um preparo formal para as pessoas que desejam se tornar cuidadoras, mas também especializar de fato, as pessoas que já realizam o trabalho, mas nunca tiveram uma qualificação na área”, destaca a Secretária de Saúde, Ingrid Zanelato.

Na abertura, foi realizada a apresentação do curso. “Os participantes puderam saber mais sobre a grade curricular, corpo docente e o cronograma de aulas. Uma psicóloga realizou uma dinâmica de apresentação da turma, para logo após, ser ministrada a aula inaugural, pelo médico Alexandre Régio Gomes, o Dr. Kaleb, grande parceiro da saúde de Urussanga”, explicou a secretária.

O curso acontecerá todas às terças e quintas-feiras do mês de setembro com encerramento no dia 04 de outubro de 2022. “O curso foi dividido em oito módulos. Serão dois encontros semanais com duração de 3 horas cada. Ao todo, vamos realizar nove aulas, todas no período noturno, nas dependências da sala de catequese do Centro Comunitário da Matriz”, contou a secretária.

Para quem não se inscreveu, mas tem interesse em realizar o curso, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou comparecer na aula de hoje, 9 de setembro, às 19 horas. “É exigido, no mínimo, 75% de presença nas aulas para entrega dos certificados, por isso, quem tiver interesse deve começar já nesta segunda aula, para não perder conteúdo”, finaliza.