Agentes Comunitárias de Urussanga recebem capacitação sobre imunizações

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira (20), uma capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), com o tema “Imunização”. O encontro foi ministrado pela enfermeira, Angela Rosso, responsável pelo setor de imunização e doenças imunopreveníveis e imunológicos especiais da 20ª Gerência Regional de Saúde (GERSA).

“As vacinas permitem a prevenção, o controle e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos que as doenças possam causar. Capacitações como esta, se tornam importantes, pois uma das atribuições fundamentais do ACS, é o acompanhamento dos cartões de vacina da população”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Marília Marcineiro.

O objetivo é continuar com o trabalho de conscientização e também de promoção da saúde, alcançando bons resultados na vacinação, como os já registrados nos últimos meses. Vale lembrar que Urussanga foi destaque na AMREC na vacinação contra a febre amarela, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e vacinando 102,48% da população apta. Conta a Poliomielite, foram 101,6% das crianças vacinadas, sendo também destaque, já que a maioria das cidades do estado e do Brasil, nem atingiram a meta de 95%.