Saneamento Básico: Urussanga no radar dos investimentos

 

Nos últimos anos, em virtude do aquecimento global e as mudanças climáticas, acarretam longos períodos de estiagem e escassez de água potável. Inúmeras cidades pelo país tiveram dificuldades em manter seus reservatórios hídricos dentro da normalidade.

 

 Já em outros municípios, pela complexidade dos projetos de esgotamento sanitário e os vultosos recursos públicos que precisam ser alocados para esses investimentos, muitas cidades pelo Brasil não conseguiram a universalização do saneamento básico, dentro das metas do Governo Federal, que é 100% de distribuição de água potável e 100% de tratamento de esgoto sanitário.

 

Pensando nisso, em Urussanga foi criada a Comissão Pró-Samae, uma iniciativa do Governo Municipal, através do Samae, visando unir forças de todas as esferas políticas, sem cunho partidário, para assim conseguirmos elevarmos os índices de saneamento ambiental em Urussanga.

 

Nesta semana, o diretor do Samae de Urussanga, Vanderlei Marcirio, juntamente com o presidente da Comissão Pró-Samae Thiago Mutini e os vereadores que compõem a Comissão, Daniel Rejes Pereira Morais e Elson Roberto Ramos, juntamente com o deputado estadual e presidente da Comissão do Meio Ambiente da Alesc, Ivan Naatz estiveram em Brasília para alavancar recursos para obras de Saneamento Básico para Urussanga.

 

Nesta jornada na Capital Federal, estiveram em vários gabinetes de deputados federais e senadores, protocolando ofícios com o intuito de pleitear novos investimentos nesta área. A Comissão participou também, de duas audiências com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Saneamento, André Braga, e com o Coronel Giovanne Gomes da Silva, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão responsável em atender os municípios menores de 50 mil habitantes e que responsável pela cooperação técnica e investimentos vultuosos em obras de Saneamento Ambiental nos municípios.

 

Dentro dos investimentos, elencados no Plano de Metas do Samae e alinhado pela Comissão Pró-Samae, estão obras de ampliação do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA-Central) que compreende a bacia do Rio Maior e a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), que compreende obras no bairro Baixada Fluminense, que pelo bom desempenho do mercado imobiliário, tem a necessidade imediata de investimentos públicos nesta região da cidade.

 

O diretor do Samae de Urussanga salienta que esta comissão foi criada com o intuito dos vereadores trabalharem juntos para elevarmos os índices de saneamento ambiental em nossa cidade: “Sabemos da dificuldade existente em pleitearmos recursos nesta área, mas temos a convicção, que se trabalharmos juntos podemos melhorar a prestação de serviço do Samae e assim melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, conclui o diretor.