Programa Previne Brasil: Urussanga apresenta ótimos resultados para a Atenção Primária à Saúde (APS)

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

 

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

 

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização APS, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

 

A partir de janeiro de 2021, o valor do pagamento passou a considerar o resultado do alcance dos indicadores por município. Assim, os serviços da atenção primária que acompanham com regularidade os usuários vinculados à unidade, serão recompensados pelo fator de melhor desempenho, conforme a melhora nos indicadores de saúde de cada região.

 

As equipes de saúde que acompanham com regularidade os pacientes sob os seus cuidados, contribuirão com o desempenho do município, conforme a melhora nos indicadores, garantido mais recursos para a qualificação dos serviços prestados aos cidadãos.

 

O Ministério da Saúde realiza a avaliação desses indicadores quadrimestralmente e neste último período de 2021 a APS do município de Urussanga teve uma avaliação satisfatória. 

 

Dos 46 municípios que compõem a Macrorregião do Sul Catarinense, Urussanga ficou em 9º colocado e dentre os 12 municípios que compõem a AMREC, ficamos em 3ª lugar.

 

Vale ressaltar que nessa classificação (9º e 3º lugares) somente o município de Urussanga apresentou melhora do Indicador Sintético Final (ISF) em relação ao quadrimestre anterior.

 

A secretaria da saúde Ingrid Zanellato agradece todas as equipes da Secretaria de Saúde: “quero enfatizar o empenho, a dedicação e o comprometimento de cada servidor público, em sempre desenvolve um ótimo serviço de atendimento, focando sempre na responsabilidade em melhor atender os munícipes”, finaliza Ingrid.