Secretaria Municipal da Educação lança “Projeto Girassol – Cultivando Emoções”

 

Diante do momento que estamos vivendo, novos desafios emergem, e com eles se faz necessário a reafirmação do compromisso mútuo de todos os envolvidos no processo educacional, por meio de ações individuais, como também, de ações coletivas.

 

A pandemia COVID-19 nos impôs algumas limitações, porém, veio reafirmar a importância da parceria entre família e escola. Para celebrar o Dia da Família na escola neste segundo ano atípico, devido às medidas de segurança contra a COVID 19, precisamos nos reinventar, não sendo possível ações presenciais como de costume.

 

Pensando nisso, ontem (13) o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou o “Projeto Girassol – Cultivando Emoções”, que sugere propostas de atividades a serem desenvolvidas em todos os seguimentos da Rede Municipal de Educação com o tema central do “Girassol”, devido sua linda simbologia de luz, união e esperança em busca de dias  melhores.

 

Este projeto objetiva promover a interação entre escola e família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito a si mesmo e ao próximo, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação e parceria entre ambas as partes.

 

A secretária da educação Janea Possamai, enfatiza que a escolha do girassol para simbolizar o projeto não foi por acaso, há todo um contexto, uma representação que as crianças, os alunos e as famílias vão descobrir ao longo do projeto.  “Quando uma pessoa não sabe lidar com seus sentimentos, ela se torna instável e prejudica sua saúde mental e de outros, por isso é importante ouvir as crianças, os adolescentes. O objetivo principal é envolver as famílias, para que se fortaleça ainda mais a parceria escola x família e poder contribuir para a prática de emoções saudáveis”, pontua Janea.

 

O prefeito Gustavo Cancellier enfatiza que neste momento de pandemia, nos impossibilita de realizarmos eventos presenciais, mas o uso das tecnologias nos mantém conectados: “o projeto Girassol vem para reforçar essa conexão entre a família, escola e as boas práticas da educação”, conclui Cancellier. 

 

Dando continuidade as atividades, a Secretaria Municipal de Educação elaborou uma palestra explicando as diretrizes do projeto. Este vídeo tem como mediadora a secretária da educação Janea Possamai e as psicólogas da rede escolar Kátia Regina Meneghel e Michelle Zaccaron como convidadas.  

 

O vídeo da palestra está disponível nas redes sociais de prefeitura (facebook e Instagram) e também no youtube no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=oXi00wOccjg