Plano de Mobilidade Urbana de Urussanga

O plano de Mobilidade Urbana é uma exigência da Lei Federal 12.587/2012, que trata da política nacional de mobilidade urbana. Em nossa região, os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) começam a entrar na fase final para conclusão dos Planos de Mobilidade Urbana.

 

O Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado via Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC). Foi aberto um processo de licitação, onde a empresa Alto Uruguai, de Concórdia, venceu a disputa para realizar os planos também nos municípios circunvizinhos a Urussanga. 

 

Sendo assim, estão sendo realizados levantamentos das cidades, posteriormente elaborado o diagnóstico de cada município o qual apresenta os problemas atuais de mobilidade. Dentro do cronograma ocorrerá às oficinas para participação da população, registrando as demandas de suas comunidades. 

 

Em Urussanga a oficina será no dia 28 de maio, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Rua João Maria Cancellier, 85, Bairro da Estação, a partir das 14h

Essa oficina dará base para o documento com as propostas e diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana de Urussanga, com apresentação da importância da Mobilidade Urbana e algumas situações já levantadas em diagnóstico realizado.

 

Segundo o engenheiro e especialista em Gestão de Municípios da empresa Alto Uruguai, Maycon Pedott, a partir das oficinas sai a minuta de Lei, que ainda passa por audiência pública. A previsão é finalizar o plano até final de julho. O plano já era para ter sido concluído, mas a pandemia atrasou todo o processo, que iniciou em fevereiro de 2020. “Nossa previsão é final de junho, mas podemos estender os trabalhos por mais um mês. Tivemos que paralisar as reuniões, devido ao agravamento da pandemia”, explicou Pedott.

 

A diretora de Planejamento Mariela Fabris Moraes, enfatiza que a participação das comunidades é importante para que sejam planejadas ações de mobilidade em toda área urbana e também na área rural: “É importante a participação da população para que possamos planejar juntos o futuro que queremos para nossa cidade. Pensar em Mobilidade Urbana é pensar nas diferentes realidades, mas buscar soluções que atendam a todos”, pontua Mariela.